Na próxima quarta-feira, 8 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcará presença em uma cerimônia especial em memória dos episódios ocorridos no mesmo dia em 2023. O evento, que será realizado no Palácio do Planalto e na Praça dos Três Poderes, contará com uma série de momentos significativos que celebram a cultura e a democracia.
O primeiro momento está agendado para as 9h30 na Sala de Audiências do Palácio do Planalto. Durante essa parte da cerimônia, serão reintegrados um relógio do século XVII e uma ânfora, que simbolizam a delicadeza e a complexidade dos processos de restauração. O relógio foi restaurado na Suíça sem custo para o governo brasileiro. Também será anunciado o fim do processo de restauro de 21 obras que retornarão ao Palácio da Alvorada.
Às 10h30, no terceiro andar do Palácio do Planalto, ocorrerá o segundo momento com o descerramento da famosa obra “As Mulatas”, de Di Cavalcanti. Nesse ato, cinco alunos do Projeto de Educação Patrimonial entregarão ao presidente Lula réplicas que eles mesmos produziram da ânfora e da obra de arte.
O terceiro momento será uma cerimônia formal no Salão Nobre do Palácio do Planalto às 11h, contando com a presença de diversas autoridades e cobertura da imprensa.
Por último, o quarto momento será o “Abraço da Democracia”, um ato simbólico que ocorrerá na Praça dos Três Poderes. Após o evento no Salão Nobre, o presidente Lula descerá a rampa do Palácio do Planalto ao lado das principais autoridades e terá a oportunidade de se encontrar com o público para este gesto emblemático.
A cerimônia contará com a participação de representantes dos três poderes, além de integrantes do Ministério da Cultura (MinC), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Embaixada da Suíça e diversos movimentos sociais.