DESAFIO
A operação do MP em órgãos da Prefeitura de Natal, ocorrida semana passada, é vista como resposta ao ‘desafio’ feito pelo prefeito Álvaro Dias ao Ministério Público. Afinal, Álvaro renomeou o cunhado, acusado de assédio eleitoral e o gesto pareceu que o prefeito estava desafiando o MP.
ROMBO
Por falar em Álvaro, o prefeito de Natal vai entregar a Prefeitura a Paulinho Freire com mais de 200 milhões de reais em dívidas. É um presente que nenhum aliado gostaria de ganhar.
SECRETARIADO
Prefeito eleito Paulinho Freire está praticamente ‘hospedado’ na Comissão de Orçamento da Câmara dos Deputados, em Brasília. O objetivo é garantir recursos para Natal no orçamento federal do próximo ano.
CASCALHO
Não são poucos os relatos de cascalho encontrados na areia da engorda de Ponta Negra. Há caso até de gente que chegou a se cortar nos pedregulhos da engorda. Se o volume de cascalho for realmente como estão dizendo, a repercussão pode ser muito negativa para a gestão.
VOTAÇÃO
Governo Fátima caminha para ter o projeto de reajuste da alíquota de ICMS aprovado na Assembleia. Diferente de 2023, o clima esse ano é bem diferente.
ARGUMENTO
A cobrança pública, feita pelo Sindicato dos Auditores Fiscais, da redução de preços nos produtos que nunca aconteceu após a diminuição da alíquota, é um forte argumento em favor da volta do percentual de 20%. Afinal, quando os 2% foram eliminados, os produtos não baixaram de preço.
ESPAÇO
Vice-governador Walter Alves vai conversar com a governadora Fátima Bezerra para trata de mais espaço para o MDB na gestão estadual. O PT não costuma ser generoso com aliados. Gosta de receber apoio, mas não retribui com a divisão do bolo.
ESPAÇO II
De acordo com Sherloquinho, Walter quer pelo menos duas secretarias de peso para acomodar aliados e ganhar visibilidade. Para quem vai ser o comandante da campanha majoritária do grupo governista em 2026, o atual vice não considera que esteja sendo bem tratado.
FUTURO
A previsão é que Fátima renuncie em abril de 2026 para ser candidata ao Senado e Walter assuma o governo para ser candidato à reeleição. Continuar na postura de excessiva discrição não ajuda em nada ao governo e enfraquece quem precisa ficar forte para o futuro. Mas o PT local torce a cara e não quer ‘entregar’ o governo a um Alves.
DESABAFO
O ex-senador Jean Paul Prates deu entrevista ao jornal O Globo e ‘vomitou’ umas verdades sobre sua mágoa com o partido do qual é filiado. Ele não recebeu a solidariedade necessária do PT, seja local ou nacional, no episódio de sua exoneração.
CANTORIA
A Prefeitura de Pau dos Ferros pagou o cachê de 1 milhão e 200 mil reais ao cantor Gustavo Lima pelo show do sertanejo na Finecap. Como o show geralmente é de duas horas de duração, Gustavo Lima ganhou 10 mil reais por cada minuto que esteve no palco.