Por Ednilza Ramos
A partir desta sexta-feira, 6 de dezembro, o anfiteatro da UFRN, recebe um dos maiores e mais aguardados eventos católicos da América Latina: o Festival Halleluya. Em sua 12ª edição, o evento promete movimentar a cidade com uma programação diversificada que vai muito além de shows e apresentações. É um verdadeiro encontro de fé, arte, cultura e solidariedade, onde a população potiguar tem a oportunidade de viver uma experiência transformadora em plena época de Advento, o tempo litúrgico de preparação para o Natal.
“É um evento cheio de paz, música e muita alegria, alegria essa que não acaba no domingo, mas perdura por toda a vida”, disse Aline Rodrigues, missionária da Comunidade shalom.
Conheça a História do Halleluya
O Halleluya Shalom tem suas raízes fincadas em Fortaleza, no Ceará, quando jovens da Comunidade Shalom decidiram criar uma alternativa ao Carnaval fora de época daquele Estado, buscando dar uma resposta espiritual ao agito do Fortal, nome dado a micareta da capital do Ceará. Foi assim que, nos anos 90, surgiu o Trifast, evento que, com o passar dos anos, se transformaria no que hoje conhecemos como Festival Halleluya.
Em Natal, o evento começou em 2009, e desde então, tem sido uma tradição para os católicos da cidade e de todo o Brasil. “Estamos há 15 anos realizando o Halleluya em Natal, com muito carinho e esforço, sempre com o apoio da iniciativa privada, leis de incentivo e, claro, do trabalho voluntário da nossa comunidade local”, comenta o Bispo Rodielson, responsável pela Comunidade Shalom local. “Este evento traz a esperança de um novo tempo, de renovação espiritual, especialmente nesse período de Advento, quando nos preparamos para receber o menino Deus”, completa.
Neste ano, a programação conta com espaços e atividades para todas as idades. Para as crianças, o evento oferece o Espaço Kids, com atividades como brincadeiras, contação de histórias e missa adaptada para o público infantil. “É lindo ver as crianças participando ativamente da missa e da adoração. A forma como o padre explica tudo de maneira simples e acessível faz com que elas vivam a experiência de fé com muita alegria”, destaca Aline Rodrigues.
Já para os jovens, a novidade deste ano é o Halle Street, um espaço interativo com batalhas de rimas, dança e outras dinâmicas. Além disso, há também o Escaping Room, um desafio misterioso para quem gosta de jogos de lógica e estratégia.
Espiritualidade e Solidariedade
Uma das características mais marcantes do Halleluya Shalom é seu forte apelo espiritual e de solidariedade. O Espaço da Misericórdia, por exemplo, oferece aos participantes a chance de se aproximar da Eucaristia e do sacramento da reconciliação, com a presença de sacerdotes prontos para acolher e orientar os fiéis. “O Halleluya é uma oportunidade única de renovar nossa fé e nossa vida, de receber o perdão e de ajudar aos mais necessitados”, explica Rodielson.
O evento também tem um caráter solidário, com o Espaço Solidário, onde os participantes podem fazer doações de alimentos não perecíveis, além de se inscrever para ações voluntárias, como o apoio ao GAAC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer) e outras iniciativas da Comunidade Shalom.
Para o Bispo Rodielson, a sensação de organizar o Halleluya Shalom é uma experiência profundamente gratificante. “É um sinal do amor de Deus. Quando somos escolhidos para essa missão, sentimos que estamos colaborando com a construção de uma cultura de paz e evangelização. Organizar o Halleluya é um chamado, um trabalho de amor para a comunidade”, diz ele, com emoção.
Programação
A festa começa hoje, 6 de dezembro, com a Santa Missa às 17h, e segue com apresentações musicais e momentos de oração até o final da noite:
- Sexta-feira (06/12): Banda Ecoar, Ir. Kelly Patrícia, Thiago Brado
- Sábado (07/12): Forró Obra Nova, Yuri Costa, DJ Angelus, Missionário Shalom, Cosme
- Domingo (08/12): Banda JP2, Profetas do Altíssimo, Fulô de Algodão, Flávio Victor Jr., Adoração e Vida
- Todos os dias inicia com a Santa Missa, às 17h.