A Força Aérea Brasileira (FAB) informou nesta quarta-feira (20), que realizará o lançamento de um foguete de sondagem a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Parnamirim, Rio Grande do Norte. O evento está agendado para o próximo dia 29 e faz parte da Operação Potiguar, que visa aumentar a autonomia do Brasil em lançamentos espaciais.
O lançamento inicial utilizará o modelo VS30 V15, com o objetivo de treinar os técnicos do CLBI e avaliar os processos envolvidos na atividade. Este foguete é um veículo monoestágio, não-guiado, lançado através de um trilho. A operação também busca aliviar a demanda sobre a unidade da FAB em Alcântara, Maranhão, que já tem 85% de sua capacidade programada até 2025.
Na segunda fase da Operação Potiguar, prevista para o segundo semestre de 2025, o CLBI utilizará um foguete do mesmo modelo para qualificar o sistema de recuperação da parte superior do veículo, conhecida como Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM). Ao final da operação, a FAB espera que o Brasil consiga realizar lançamentos de veículos suborbitais com maior autonomia, permitindo coletar dados e recuperar cargas úteis enviadas ao espaço.
O foguete VS30 possui as seguintes características:
- Comprimento: 7,911 metros
- Peso total: 1,5 tonelada
- Peso da carga útil: 278,46 kg
- Velocidade máxima: 6 mil km/h
- Tempo total de voo: 6 minutos e 20 segundos
- Altitude máxima (apogeu): até 154,9 km
- Combustível: propelente sólido (900 kg)
O CLBI foi criado em 1965 e já contabiliza mais de três mil lançamentos realizados em suas plataformas, divididos em 717 operações. Com a Operação Potiguar, a FAB visa reativar a operação de foguetes suborbitais no estado e expandir sua capacidade para atender à crescente demanda por lançamentos espaciais.