O atraso no pagamento das parcelas de empréstimos consignados contratados pelos servidores estaduais do Rio Grande do Norte terá que ser explicado pelo secretário estadual de Administração, Pedro Lopes, na Assembleia Legislativa do Estado. Nesta quarta-feira (10), os integrantes da Comissão de Administração da Casa aprovaram requerimento do deputado estadual Luiz Eduardo (SDD), convocando o auxiliar da governadora Fátima Bezerra (PT) para prestar esclarecimentos sobre o atraso até o final desta quarta, o que não aconteceu.

“O secretário de Administração não respondeu ao nosso questionamento sobre o atraso do repasse dos consignados, ignorando nossa dúvida sobre a falta de pagamento aos bancos. Um absurdo o que está acontecendo no Rio Grande do Norte. Aprovamos o requerimento, com algumas perguntas, para obtermos respostas oficiais do governo do Estado, para não ficarmos no achismo ou tendo informações pela mídia”, lamentou.
O deputado explicou que os empréstimos consignados estão cancelados até que a gestão estadual coloque-os em dia. “O servidor que precisar se socorrer, está impossibilitado de fazer isso. Faço aqui o apelo para que o governo do Estado e o secretário nos dê uma posição, para que nós, dentro das nossas atribuições, possamos ajudar o governo a resolver esse problema, que é muito grave”, afirmou Luiz Eduardo.
Luiz Eduardo explicou que, quando o servidor faz o empréstimo consignado, o valor referente à parcela é descontado do salário, e o governo teria que repassar para a instituição financeira, o que não está acontecendo. “O servidor está ficando negativado do empréstimo que ele já pagou e já foi descontado do salário dele. Além disso, será cobrado juros do consignado ao servidor que pagou a conta, e isso é inadmissível”, explicou.
O deputado Luiz Eduardo explicou ainda que, devido ao atraso no pagamento das parcelas dos empréstimos aos bancos, os servidores públicos do Estado estão impossibilitados de contratar consignados desde o dia 22 de dezembro passado. E que estes ainda estão sendo cobrados pelos empréstimos, mesmo já tendo pago as parcelas com o desconto em folha salarial.
SEM RETORNO
A reportagem do Diário do RN procurou o secretário estadual de Administração, Pedro Lopes, pessoalmente e por meio da assessoria de comunicação da pasta, por telefone e por aplicativo de mensagens, durante toda a tarde e início da noite desta quarta-feira (10), mas não recebeu nenhuma resposta ou retorno sobre as questões solicitadas.

