O potiguar Gustavo Ribeiro conquistou a medalha de ouro na Gymnasiade, a principal competição escolar do mundo, que acontece no Bahrein, na Ásia. O atleta foi o mais rápido entre os competidores dos 50m costas da paranatação, além de conquistar o quarto lugar nos 50m peito e o oitavo lugar nos 200m livre.
É a primeira viagem internacional de Gustavo, que começou a nadar em alto rendimento há 4 anos. “Uma viagem dessa traz para mim outros desafios além do nadar. Porque para nadar eu me preparei, eu treinei para isso. Mas tem outras coisas que para os que enxergam são simples mas para mim, desafiadoras. O importante é que tenho conseguido superar os obstáculos. Tem sido uma experiência muito enriquecedora”, diz o atleta de 16 anos, que é cego.
Na prova dos 50m costas, Gustavo enfrentou 9 adversários, e dividiu o pódio com atletas da Arábia Saudita e Taiwan. “Estou muito feliz com a medalha de ouro, ela é fruto de muito esforço, muitos treinos diários. É uma emoção muito grande estar no pódio, vestindo a camisa da seleção e segurando a nossa bandeira. É indescritível, inexplicável”, comemora Gustavo. A competição no Bahrein segue até o próximo dia 31. O potiguar retorna a Natal no dia 3 de novembro.
O professor Ricardo Alves comemorou a conquista de seu atleta. “Gustavo está em formação, e nada muito bem os quatro estilos e tem um futuro brilhante pela frente”, disse um dos técnicos do paratleta na Sadef.