O ABC estreia nesta quarta-feira (1º) pela Copa do Brasil enfrentando o Tuntum, às 19h, no estádio municipal Rafael Seabra, na cidade de Tuntum, no Maranhão. Em virtude da melhor colocação no ranking nacional da CBF, o time alvinegro joga pela vantagem do empate para avançar à segunda fase da competição mais democrática do país.
Depois da derrota para o Potiguar de Mossoró, pelo Campeonato Potiguar, o técnico Fernando Marchiori vai contar com força máxima para buscar a classificação fora de casa. Como a primeira fase da Copa do Brasil é disputada em jogo único, não dá para arriscar somente na vantagem do empate e por isso o ABC deve tomar a iniciativa da partida, até porque o Tuntum disputa apenas a segunda divisão do futebol do Maranhão.
O time alvinegro deve entrar em campo com Simão, Alemão, Afonso, Richardson e Márcio Azevedo, na defesa. O setor de meio-campo deve ter Wellinton Reis, Daniel, Jaílson e o retorno do meia Matheus Anjos, enquanto Fábio Lima e Felipe Garcia completam o ataque. Mas a escalação pode sofrer mudanças momentos antes da partida, vai depender das condições do gramado do estádio Rafael Seabra.
O adversário do ABC é o caçula do futebol maranhense e brasileiro. Fundado em junho de 2021, o Tuntum vai realizar a sua segunda participação na história da Copa do Brasil. Na edição do ano passado eliminou o Volta Redonda na primeira fase e depois caiu para o Cruzeiro na segunda. Em 2022 foi rebaixado à segunda divisão do campeonato estadual, garantido a vaga para a Copa do Brasil, por meio da conquista da Copa da Federação Maranhense de Futebol (FMF).

