GIRO PET
Informes Pet
DIA MUNDIAL DO GATO
Hoje, 17 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial do Gato. Na verdade, os felinos são protagonistas ao longo do ano de outras datas comemorativas. 04 de junho, Dia de Abraçar Seu Gato/ 08 de agosto, conhecido como Dia Internacional do Gato/ 29 de outubro, Dia Nacional do Gato/ 17 de novembro, Dia Nacional do Gato Preto. De acordo com o Censo Pet IPB (2022), a população de gatos em lares domésticos no país subiu de 25,6 milhões (2020) para 27,1 milhões de bichanos em 2021.
SAÚDE FELINA
Além da vermifugação periódica, a vacinação anual é de fundamental importância para a saúde felina. Aqui segue a relação de algumas doenças que a ausência de vacina pode ocasionar no seu gato:
Rinotraqueíte: doenças respiratórias felinas. Entre os principais sintomas estão herpes na garganta, nariz, boca e trato respiratório, conjuntivite e lesões no olho, além de espirros, secreção nasal, falta de apetite e apatia.
Calicivirose: doença respiratória considerada grave, que acomete o pulmão e o trato respiratório de gatos em qualquer idade. Úlcera na boca, infecção bacteriana secundária, alveolite fecal, lesão articular e artrite são os principais sintomas da contaminação.
Clamidiose: Os principais sintomas são conjuntivite e úlcera na boca, corrimento nasal e ocular persistente, espirros, dificuldade respiratória, febre e falta de apetite.
Panleucopenia: Entre os sintomas mais comuns, vômito e diarreia. Após ser contaminado, o animal pode vir a óbito por desidratação. A doença é mais comum entre os filhotes.
Leucemia viral felina: enfermidades consideradas mais graves para os felinos. É uma doença de difícil detecção, pois os sintomas surgem de forma lenta — como ocorre com tumores internos. A doença não tem cura, mas o tratamento pode melhorar a qualidade de vida do pet.
Caso o animal não tenha sido vacinado e apresente alguns dos sintomas mencionados, é importante consultar um médico veterinário com urgência para iniciar o tratamento da forma mais adequada e evitar problemas mais graves. A imunização deve ser iniciada quando o pet estiver saudável ou apenas quando o pet não apresentar mais nenhum sinal clínico de qualquer doença acima descrita.
FEVEREIRO ROXO PET
A campanha Fevereiro Roxo tem o objetivo de conscientizar os tutores sobre os cuidados de saúde dos pets idosos, além de reforçar a importância da prevenção de doenças neurodegenerativas. Apesar de não existir uma fórmula mágica que garanta que o seu pet não sofrerá com doenças neurológicas durante a velhice, há algumas ações que são essenciais para o bem-estar e na prevenção da disfunção cognitiva. Confira:
Ofereça estímulos físicos e mentais, por meio de jogos, brinquedos ou brincadeiras que estimulam o sistema cognitivo dos pets;
Alimentação de qualidade desde o início da vida;
Realize check-ups regulares com o médico-veterinário.
E caso seu pet apresente alterações no seu comportamento, consulte o médico veterinário o mais rápido possível.
História da minha vida de Pet. Contada por Ana Paula da ong @amorsrd (Final)
A história de Galego e Caramelo
…Galego estava petrificado, não conseguia ver ou ouvir sua respiração. Quando passei a guia em seu pescoço ele começou a defecar e urinar em sinal de extremo pavor. A dor e a tristeza por aquela cena me atingiam como uma facada, e à medida que ele chorava silenciosamente eu chorava junto, sempre repetindo, quase sem voz: Calma, meu amor, a titia vai te ajudar, a titia só quer te ajudar. Calma, meu amor!!! Com ternura eu passava a mão suavemente em seus pelos, tentando acalmar e mostrar que a minha mão trazia amor e carinho, que nunca mais alguém lhe faria mal.
Galego não se mexia, seu olhar era de puro pânico. Peguei-o nos braços e levei para o quintal do meu vizinho que estava viajando. Hoje ele dormiria em paz, debaixo de um teto, numa caminha quentinha, com comida e água fresca à disposição. Então, na virada do ano de 2022 para 2023 uma nova vida começou para Galego, assim como o novo ano começava, tudo ia ser diferente para aquele grandão que tanto havia sofrido. O passado ficou pra trás, ficou em 2022, agora era começar uma nova caminhada.
Dia 02 de janeiro levei Galego para consulta veterinária, para tomar um banho bem gostoso e para seu LAR TEMPORÁRIO ao lado do seu amigo Caramelo e de Gizely, sua nova amiga que ajudou a salvar sua vida. Sim, Bia e André estão abrigando Galego enquanto buscamos uma família com muito amor, paciência e carinho para que ele sinta que pode contar com as pessoas, que elas não são más, que existe carinho vindo de mãos humanas.
Galego ainda é muito assustado e não permite a aproximação, fugindo sempre. Mesmo vendo Caramelo e Gizely recebendo carinho, cócegas na barriga e nas orelhas, ele ainda não se sente seguro, mas nada que paciência e amor não curem esse meninão.
E aí, vamos dar uma chance e mudar a vida do Galegão mais ainda? Adote Galego! Garanto que nunca verá olhar de gratidão tão verdadeiro quanto dos olhos de um animal resgatado. Adotar é ato de amor.