EXPORTAÇÕES DO RN CRESCEM 25,4
O ano começou com bons números nas exportações do Rio Grande do Norte totalizando US$ 76.188.255,00, no mês de janeiro passado, o que representa um aumento de 25.4% em relação ao mesmo período de 2022. É o que mostra o levantamento feito pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (CIN-FIERN).
PRINCIPAIS PRODUTOS EXPORTADOS
De acordo com o CIN/FIERN, os principais produtos exportados no mês foram o diesel marítimo (+46,5%), melões (+34,9%), melancias, sal e pedras preciosas e semipreciosas.
PRINCIPAIS DESTINOS
Já os principais mercados de destino das mercadorias exportadas do RN em janeiro/23 foram Singapura, Países Baixos, Estados Unidos, Espanha e Reino Unido.
QUEDA NA IMPORTAÇÃO
As importações de janeiro deste ano foram 53,2% menores em relação a janeiro de 2022. O trigo foi como principal produto importado, representando 26,6% do total.
O restante foi bastante espalhado entre máquinas e equipamentos diversos, fertilizantes, embalagens e uma grande quantidade de outros itens e insumos industriais.
“Chama a atenção que não houve ocorrência de registro de equipamentos para produção de energia eólica e solar, que foram muito presentes em 2022”, avalia o responsável técnico pelo CIN/FIERN, Luiz Henrique Guedes.
EXPORTAÇÃO X IMPORTAÇÃO
Com o aumento das exportações e redução nas importações, houve um crescimento no saldo comercial de 253,6% e a corrente de comércio ficou 7,5% menor que em janeiro anterior.
“Vale ressaltar que esse é um recorte de um primeiro período, não sendo ainda possível estabelecer previsões para o ano de 2023”, conclui o responsável técnico do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (CIN-FIERN).
1ª ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA PARA MULHERES FOCADA EM EÓLICAS
A AES Brasil, empresa geradora de energia 100% renovável onde possui em operação os complexos eólicos Salinas, em Areia Branca, e Ventus, em área que abrange os municípios de Macau e Galinhos, e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, darão início, amanhã quarta-feira (15), à primeira Especialização Técnica para mulheres com foco em Manutenção e Operação de Parques Eólicos, no Rio Grande do Norte. A aula inaugural do curso será realizada a partir das 11h no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT), sede do CTGAS-ER, em Natal. Clarissa Sadock, CEO da AES Brasil, o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales, o diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello, representantes do Governo do Estado, outras autoridades e alunas do curso estão entre as presenças esperadas.
PARTICIPAÇÃO FEMININA
O objetivo da iniciativa é ampliar a participação feminina e buscar cada vez mais igualdade em um setor em franca expansão, em que profissionais homens ainda são a maioria. Ao todo foram selecionadas 76 mulheres com formação em eletrotécnica, mecânica e segurança do trabalho. O curso terá carga horária de 460 horas – o equivalente a aproximadamente seis meses – e será oferecido gratuitamente, com aulas online (ao vivo) e um encontro presencial, no CTGAS. A aula presencial será no CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil em formação profissional para a indústria de energias renováveis.