As cidades de Areia Branca e Janduís, no oeste potiguar, em um curto intervalo de tempo, foram alvos de um ataque de abelhas na última quarta-feira (04). A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e a primeira ocorrência foi registrada por volta das 14h58, quando a central de atendimento solicitou o apoio das guarnições de Salvamento e Resgate para uma emergência envolvendo múltiplas vítimas do ataque em Areia Branca. Quatro pessoas foram atacadas, e uma delas precisou de atendimento de urgência devido à gravidade do quadro, mas foi socorrida em estado estável.
Embora várias pessoas tenham relatado picadas, não houve óbitos no local. O enxame estava alojado em um prédio localizado em um terreno baldio no centro da cidade, e a remoção foi realizada pelos bombeiros.
A segunda ocorrência foi registrada em pouco tempo após a primeira. Na zona rural de Janduís, um homem foi atacado por abelhas e, infelizmente, não resistiu às várias picadas e morreu no local. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi acionado para realizar a remoção do corpo.
De janeiro a agosto de 2024, a corporação já atendeu a mais de 2 mil ocorrências de captura de abelhas, insetos e similares em todo o estado. O Corpo de Bombeiros alerta para os cuidados que a população deve tomar ao identificar a presença de enxames e reforça a importância de acionar as autoridades para a remoção segura, evitando tragédias como a que ocorreu em Janduís.