Por Fábio Pacheco
Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 começaram ontem com uma cerimônia de abertura na avenida Champs-Élysées e Place de la Concorde. A largada das competições começa hoje com os brasileiros disputando as primeiras medalhas do megaevento. Caso os atletas do país avancem em todas as possibilidades, serão 14 finalistas da delegação nesta quinta-feira de competições na França.
A modalidade com maior número de atletas com chances de brigar pelo pódio é a natação. Doze nadadores do Brasil entrarão na água na estreia da modalidade. Onze deles disputarão as classificatórias na manhã francesa e, se avançarem, farão as finais no final da tarde e início da noite na Arena La Défense.
Um deles é o mineiro Gabriel Araújo, 22, da classe S2. Escolhido para ser um dos porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura, ao lado da paulista Beth Gomes, do atletismo, Gabriel nadará os 100m costas. Outra nadadora que estreará em Paris nesta quinta-feira é a pernambucana Carol Santiago, 38, da classe S12. Dona de cinco medalhas nos Jogos de Tóquio 2020, a atleta disputará os 100m borboleta.
Além dos doze nadadores, o ciclista Carlos Alberto Soares vai disputar a prova de perseguição 3000m da classe C1 (bicicletas convencionais) e também poderá entrar na luta por um lugar no pódio nesta quinta-feira. Outra atleta brasileira que também tem possibilidade de chegar a uma final na estreia é a lutadora gaúcha de taekwondo Maria Eduarda Stumpf, da categoria até 52 kg.
O Brasil também será representado em outras modalidades nesta quinta-feira. Estas, porém, não têm disputas por medalhas na data. São elas: badminton, vôlei sentado, tiro com arco, bocha, tênis de mesa e goalball.

