O livro “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”, do escritor e historiador Sérgio Trindade, sócio do Instituto Histórico e Geográfico, será lançado na próxima edição da Quinta Cultural, que acontece neste dia 29 no Salão Nobre da instituição. O livro é um documento elucidativo sobre o cenário político e eleitoral recente no Rio Grande do Norte.
A obra foi editada sob o selo da Escribas Editora, que tem 20 anos de atuação no mercado. É o segundo livro do autor Sérgio Trindade, dentre outras publicações referentes à história do RN e do Brasil. Segundo Carlos Fialho, editor à frente da Escribas, foi dado ao trabalho um tratamento estético à altura da excelência do seu conteúdo.
Sérgio Trindade fez um minucioso estudo no qual expõe como os tempos vividos em décadas recentes mudou a configuração do tradicional “coronelismo”, termo popularmente usado para designar influências externas, muitas vezes com ênfase e força, sobre a decisão de voto dos eleitores, sobretudo das camadas mais populares. A pesquisa traz dados obtidos a partir de comunicadores que souberam usar os meios de massa nos quais estavam inseridos para obter vitórias eleitorais expressivas.
Na orelha do livro, o jornalista Rubem Lemos Filho declara “No Brasil, a democracia da mídia pertence aos interesses dos donos de veículos de comunicação social e Sérgio Trindade atira na mira.”
A partir das 17h o autor ministra uma palestra sobre o tema abordado no livro e às 18h inicia uma sessão de autógrafos para os leitores e espectadores presentes.
Sobre o autor
Sérgio Trindade é um escritor e historiador natalense. É graduado em História e mestre em Ciências Sociais, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (UMinho-Portugal).
Atualmente leciona no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem se dedicado a escrever temas ligados à história, à política e à comunicação, sobre os quais já publicou livros, capítulos de livros e artigos.