A Força Aérea Brasileira (FAB) já retirou todos os dados das duas caixas-pretas do avião da Voepass. Uma contém a gravação de voz da cabine e a outra, de dados do voo. Os equipamentos foram retirados do local da queda da aeronave em Vinhedo, na última sexta-feira (9), e desde sábado, passavam por perícia, em Brasília, no laboratório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Em relação ao gravador de voz, está sendo feito um estudo dos diálogos e sons que aconteceram dentro da cabine e com o controle do espaço aéreo. Ainda, devem ser identificados os possíveis alarmes sonoros. Quanto ao gravador de dados de voo, o Cenipa explicou que buscam a conversão dos dados eletrônicos binários em unidades de engenharia.
Todo esse trabalho é realizado por meio de recursos tecnológicos de última geração, associados à documentação das atualizações de serviços, de componentes e de sensores da aeronave. O Cenipa deve divulgar um relatório preliminar, dentro de 30 dias, com os dados e fatores que contribuíram para o acidente.