MODERNIZAÇÃO DO PERÍMETRO IRRIGADO BAIXO AÇU
O Sebrae oferecerá suporte e consultorias tecnológicas e de gestão para a operacionalização dos empreendimentos instalados no Distrito Irrigado do Baixo Açu (DIBA) visando dar mais competitividade e torná-lo referência. A implantação do distrito começou em 1989 com investimentos da ordem de R$ 56 milhões, aplicados pelos governos estadual e federal. A área irrigável de 5,9 mil hectares foi implantada em duas etapas. A primeira com 2,7 mil hectares e a segunda etapa com 3,2 mil hectares. O único perímetro irrigado do RN é abastecido por uma rede de canais, cujas águas são captadas da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que represa o fluxo e pereniza o rio Açu por meio de uma estação de bombeamento, abrange uma área de mais de 23,4 mil hectares na região do Vale do Açu, estendendo-se desde o município de Alto do Rodrigues até Afonso Bezerra. Nessas terras, são cultivadas frutas, como manga, mamão e limão, além de gramas, milho, abóbora e sorgo. Porém, mais de 40% da produção são de bananas, com destaque também para o cultivo de feijão e coco, que juntos somam cerca de 28% dos itens cultivados – todos plantados em uma área de 4.620 hectares.
PARCERIA
A parceria do SEBRAE RN com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), ampliará ações direcionadas a dinamizar e modernizar as operações do Distrito Irrigado do Baixo Açu (DIBA). Os termos da parceria foram restabelecidos, durante reunião realizada quinta-feira (26), na sede do Sebrae-RN, da qual participaram o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, o presidente da Associação do Distrito Irrigado do Baixo Açu, Michel ngelo Macedo, o gerente executivo da associação, Marcílio Torres; e o presidente do conselho do DIBA, Neilson Medeiros. Também estiveram no encontro o presidente da Faern, José Vieira, e o assessor Luiz Claudio Macedo, além dos analistas técnicos do Sebrae ngelo Baeta e Franco Marinho e representantes de empresas de consultoria.
IDEIA DE NEGÓCIOS MAIS PROCURADA EM 2022
Distribuidora de bebidas foi a Idéia de Negócios mais procurada em 2022. O setor de alimentos e bebidas que, normalmente está sempre aquecido, seja dentro ou fora do lar, integrou as distribuidoras de bebidas aos seus negócios. A tendência relativamente nova se fortaleceu com a pandemia e consolidou-se com o interesse e a sede por bebidas geladas e refrescante do povo potiguar e do brasileiro. “Somos uma região tropical no Brasil. Aqui o é clima quente, o costume e a tradição de ter muitas festas e celebrações são fatores que explicam o sucesso das distribuidoras de bebidas e por que deram tão certo”, falou o analista de competitividade do Sebrae, Vicente Scalia.
EMPREENDEDORISMO
O empreendedorismo por necessidade também é um dos motivos que justificam a procura por esse tipo de negócio, segundo o SEBRAE RN, com o aumento do número de pessoas desempregadas, a opção por abrir uma distribuidora é uma alternativa por envolver baixos custos. “Há muitas que funcionam dentro do próprio imóvel onde a família mora”, comentou o analista Vicente Scalia.
IDÉIAS MAIS PROCURADAS
Os meses de janeiro e fevereiro registraram o maior número de abertura de empresas ano passado, o Sebrae realizou um estudo sobre as Ideias de Negócios mais pesquisadas pelo público em 2022. De acordo com o levantamento, distribuidora de bebidas foi o tipo de negócio mais procurado, seguido de loja de animais ou pet shop, corretora de imóveis, escritório de consultoria e papelaria.