Iniciou nesta terça-feira (30), a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, o principal fórum de debates sobre o futuro da ciência no país. A cerimônia de abertura, realizada às 11h, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recebeu a proposta do primeiro Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). O PBIA foi encomendado pelo presidente no início deste ano ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e promete trazer importantes recomendações para novas políticas ligadas à inteligência artificial.
A conferência abordou temas urgentes como mudanças climáticas, transição energética, financiamento da ciência, políticas de apoio à inovação nas empresas e transição demográfica. O evento também contou com mais de 50 sessões de debates, distribuídas em nove agendas simultâneas por turno (manhã e tarde), além de sete plenárias.
O tema desta edição foi “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”. O principal objetivo é construir a nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será implementada até 2030, conforme decreto presidencial, e definir ações para os próximos anos com a contribuição de governo, cientistas, entidades e representantes da sociedade civil.
A conferência se estruturou em quatro eixos temáticos: recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; programas e projetos estratégicos nacionais; e ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.
Com quase 40 anos de história, a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação já passou por importantes marcos nas políticas da área. Após 14 anos sem ser realizada, esta edição marca a retomada dos debates, refletindo a importância do evento. Antes de chegar à etapa nacional em Brasília, mais de 100 mil pessoas participaram dos 221 eventos preparatórios, coletando recomendações para a nova estratégia da área, o que representa um recorde na história da conferência.