FAZER O DEVER DE CASA
Classificado em terceiro lugar do Grupo A3, o América parte agora para o primeiro mata-mata da Série D. Serão seis jogos até o acesso e o primeiro desafio será contra o Retrô, clube SAF de Pernambuco que tem um grande treinador, Itamar Schülle. Mas, os pernambucanos não colocam medo, pois perderam quatro jogos na fase de grupos, enquanto o América só teve dois resultados negativos. Caberá ao técnico Marquinhos Santos estudar os pontos fracos do adversário para explorar e vencer o primeiro jogo em Natal e depois jogar pela vantagem do empate o jogo da volta, que deve ser na Arena Pernambuco. Nesta fase, cada detalhe é importante e o alvirrubro vai precisar do apoio da torcida, a exemplo do que aconteceu no jogo da festa dos 109 anos com mais de 11 mil torcedores na Arena.
RICARDO BUENO
O atacante mais badalado do América passou mais uma vez em branco. Desta vez, Ricardo Bueno não pode se queixar, pois jogou os 90 minutos contra o Maracanã e só finalizou duas vezes, todas para fora. Tomara que os gols estejam reservados para o mata-mata.
POTIGUAR FEZ FEIO
O Potiguar de Mossoró foi a equipe norte-rio-grandense que mais decepcionou na fase de grupos da Série D. Se despediu da competição em último lugar com apenas uma vitória em 14 jogos, foram 9 derrotas, quatro empates e um aproveitamento de apenas 16%.
DEFESA MAIS VAZADA
O Santa Cruz não classificou por conta das seis partidas seguidas sem vencer. O técnico João Paulo tinha um bom ataque, mas a defesa foi a pior do grupo, sofrendo 25 gols em 14 jogos. Faltou equilíbrio entre os setores do tricolor.
NORDESTE NA SÉRIE A
Impressionante a campanha do Fortaleza na Série A. O time comandado pelo argentino Juan Pablo Vojvoda já é o quarto colocado com 32 pontos, sete atrás do líder Botafogo. E o Bahia corre junto, está em sexto. É o Nordeste entre os grandes.
LIBERTADORES
Diante das excelentes campanhas de Fortaleza e Bahia, poderemos ter dois clubes nordestinos da Libertadores de 2024. De acordo com o site Chance de Gol, as chances do Leão são de 59,8% e a dos baianos de 51,4%. Como ainda falta a metade do campeonato, as probabilidades tendem a aumentar.
REBAIXAMENTO
Atlético-GO, Fluminense, Grêmio e Vitória são as equipes com mais chances de rebaixamento, mas a tendência de mudança é grande, principalmente porque Cuiabá e Criciúma estão perdendo pontos, enquanto os tricolores carioca e gaúcho começam avançar.

