O maior número de Santos Martirizados do Mundo se encontra no RN
O Massacré
Nesse dia 16 de julho foi lembrado o massacre de Cunhau em Canguaretama, onde brutalmente forma mortos em média 70 pessoas, apesar de a Igreja Católica ter através de pesquisas descoberto apenas três nomes entre eles o padre André de Soveral, Domingos de Carvalho e Antônio Vilela (Cid). A Igreja no Estado do Rio Grande do Norte faz recordação do Martírio em duas Celebrações, 16 de julho referente a Cunhaú e 03 de outubro referente ao martírio de Uruaçu em São Gonçalo do Amarante.
O primeiro massacre aconteceu no dia 16 de julho de 1645 durante a celebração a Santa Missa dominical, na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho de Cunhaú, no atual município de Canguaretama ( RN )
De acordo com os relatos históricos, após o padre André de Soveral realizar elevação da hóstia e do cálice, erguendo o Corpo do Senhor para a adoração dos presentes, Jacob Rabbi, trancou as portas da capela e, com uma tropa de índios Tapuias e soldados, ordenou a matança de todos os fiéis
A Companhia das Índias Ocidentais, que administrava a produção açucareira brasileira, passou a cobrar as dívidas contraídas pelos comerciantes, senhores de engenho e lavradores originadas de empréstimos oferecidos durante o governo de Maurício de Nassau (1637-44). A cobrança das dívidas e o endurecimento da política holandesa no Nordeste motivaram a revolta dos luso-brasileiros. A partir de 1644 teve início o movimento para expulsão dos holandeses, tradicionalmente chamado de Insurreição Pernambucana. Foi nesse contexto que ocorreu o massacre de Cunhaú, em 16 de julho de 1645, no município de Canguaretama. Cerca de 70 fiéis católicos participavam da missa dominical na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú, quando soldados holandeses liderados por Jacob Rabbi, junto com índios Janduis e Potiguares, invadiram o local, fecharam as portas e investiram contra os colonos matando a todos inclusive o pároco, padre André de Soveral.
O RN tem o maior número de Santos Martirizados do Mundo
O nosso Estado além de contar com a maior Imagem Católica das Américas, também tem o maior número de Santos Martirizados reconhecidos pela Igreja no mundo. Com isto é necessário uma maior atenção no que se refere tanto a riqueza dos fotos históricos como religiosos, que devem ser cada vez mais promovidos e divulgados para atrair a demanda turística religiosa.
O padre André de Soveral, que foi martirizado em Cunhaú, nasceu na cidade de São Vicente/SP no ano de 1572. Informação esta que está no Guia Turístico Católico de São Paulo que foi lançado no dia 04 de julho em São Paulo. Uma grande oportunidade do poder público Estadual e Municipal de Canguaretama, em buscar parceria e tornar as duas cidades irmãs devido ao Santo Mártir.
Falta de Atenção ao Turismo Cultural e Religioso do Poder Público
As oportunidades do fortalecimento do turismo cultural e religioso para atrair a demanda Regional e nacional vem cada vez mais sendo perceptíveis em nosso Estado, mas a insistência na promoção do sol e praia ainda continua. Com a riqueza cultural e religiosa que o Estado possui, e com a forte demanda turística que existe no Brasil para este segmento do turismo falta ainda ações concretas de promoção dos nosso potenciais culturais e religiosos. Temos um perfil de turista pós pandemia que vem em busca da experiência do destino, além da gastronomia, o turismo de natureza e ecológico, a cultura e a religiosidade são fortes potenciais par atrair esta demanda.