NÍSIA FLORESTA TURISMO E IMPACTO AMBIENTAL
Nísia Floresta, é o principal e maior polo de atrativos naturais do Rio Grande do Norte e Nordeste.
São mais de 25 Lagoas, 6 praias, abriga o Complexo Dunas de Búzios, parrachos, turismo náutico, destino exclusivo de passeio 4×4, onde se identifica com Jericoacoara que possui exclusividade nesta modalidade na região Nordeste.
Terra do Camarão, eleita pelos turistas, hoje conta com o fortalecimento do turismo através da Associação de Empresários para o Desenvolvimento do Turismo de Nísia Floresta e Região – Nísia Floresta e Região Convention & Visitors Bureau. A Associação conta com empresários de várias atividades: restaurantes, redes hoteleiras, agências de turismo de aventura como, por exemplo, a Jipe Turismo, parques aquáticos e muito mais.
O destino Nísia Floresta também conta com a APA BONFIM GUARAIRAS, abrigando desta forma a maior parte da reserva que se encontra cadastrada como uma das Florestas Nacional – FLONA na ICMBio.
POTENCIAL
Com este enorme potencial para o turismo de natureza, ecológico, ecoturismo e turismo de aventura, com uma diversidade de belezas naturais, existe um ponto preocupante no destino que precisa de uma grande atenção. As Lagoas tem recebido um fluxo de visitantes excursionistas além de sua capacidade de carga turística, onde afeta bastante a área visitada. Em finais de semana chegam a ter de 100 a 150 ônibus de excursões, deixando um rastro de falta de cuidado e sujeira no local. Além de deixar um impacto negativo no meio ambiente, os empresários que ali se encontram não veem resultados positivos de compras. O Código do Meio Ambiente do destino Nísia Floresta, prevê a aplicação de multas para tais transgressões como a possibilidade de criação de taxas ambientais a exemplo de outros destinos que possuem um número considerável de atrativos naturais. Para diminuir o impacto ambiental gerado em tais circunstâncias é necessário que as multas possam ser aplicadas aos infratores, como também a exemplo de outros destinos as Lagoas com fluxo de visitantes devem ser inseridas uma taxa de visitação, como também o cálculo de capacidade de carga turística, com isto o destino terá uma melhor atenção e visibilidade no turismo nacional e internacional por estar investindo no turismo sustentável.
EXEMPLO
Os empresários da Lagoa do Carcará, que hoje tem este maior fluxo de ônibus é quem realizam mensalmente a limpeza da lagoa, os mesmos entendem a importância do cuidado e preservação do meio ambiente. E criaram ação dos amigos da Lagoa do Carcará. Percebemos que estes empreendedores entendem a importância da promoção e incentivo do turismo sustentável.
POLITICAS PUBLICAS
Volto afirma que não adianta existir Leis para o Turismo se não são colocadas em práticas, como também é necessário a fiscalização constante nestes locais que sofrem grande impacto ambiental. Não se trata apenas de uma ação pública, mas os empresários e o poder público de Nísia Floresta devem se unir para diminuir este impacto ambiental através que acontece através dos excursionistas e do turismo. O destino que se preocupa com o Meio Ambiente e os impactos gerados pelo turismo tem um maior conceito e demanda turística de responsabilidade e que geram impacto econômico.