A abertura da 8ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista no Rio Grande Norte ocorrerá nesta segunda-feira (20), às 8h, no Cejusc de Natal. Até sexta-feira (24), todas as unidades judiciais do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RN) estarão envolvidas num esforço comum pela conciliação.
A expectativa do TRT-RN é superar, este ano, os 22 milhões movimentados em conciliações no ano passado, durante a Semana Nacional de Conciliação Trabalhista.
Vários acordos e dezenas de audiências de conciliação já estão agendadas para as Varas do Trabalho de Natal e do Interior e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC) de Natal e de Mossoró.
“Todos nós, magistrados e servidores das Varas e dos CEJUSCs, já estamos mais do que preparados para começar a receber as partes dos processos interessadas em conciliar”, disse o desembargador Eduardo Serrano da Rocha, vice-presidente e coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflito do TRT-RN.
Entre os processos que estão com homologação agendada para a Semana se destacam um acordo coletivo da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) e um acordo que envolve mais de 100 trabalhadores da Datanorte, atualmente aposentados, que foram reintegrados e vão receber seus atrasados.
Também estão pautados mais de 100 processos da Petrobras e outrosA 100 da Caixa Econômica Federal. Há, também, processos da Uber e 99, do banco Santander e da Cooperativa Educacional (Coopedu).
Semana
Promovida anualmente, a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista tem como slogan deste ano “É conciliando que a gente se entende”.
A campanha deste ano foi concebida a partir da ideia de que é por meio do diálogo que estabelecemos acordos e soluções que finalizam conflitos e geram benefícios para as partes envolvidas. E esse conceito pode ser facilmente representado pelo ditado popular “é conversando que a gente se entende”.
A Semana é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e conta com o apoio do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e dos 24 tribunais regionais do trabalho. O evento é uma das datas mais importantes do calendário do judiciário trabalhista e tem como objetivo promover um verdadeiro mutirão para solucionar conflitos por meio do diálogo mediado.