Em encontro com a Governadora do RN, Fátima Bezerra, realizado na última quarta-feira (13), uma comitiva composta por membros da Comissão Internacional de Conservação de Atuns do Atlântico (ICCAT), Ministério da Pesca, Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/RN), e outras autoridades do setor, anunciou a realização de encontro internacional sobre a gestão da pesca de atum em Natal, do dia 22 a 24 de maio. A expectativa é reunir representantes de 70 países.
A Governadora celebrou a decisão tomada pelo ICCAT de sediar o evento na capital potiguar: “Com certeza esse evento trará respostas assertivas para o setor. Esse é um passo fundamental e uma oportunidade para mostrar o potencial do Rio Grande do Norte”. Ainda durante a reunião, Fátima Bezerra entrou em contato com o titular do Ministério da Pesca, André de Paula, para dar a boa notícia.
A subsecretária de pesca e aquicultura da Sape/RN, Luisa Medeiros, explicou a importância do RN na pesca de atuns tropicais, considerados mais nobres em relação aos demais tipos. “O RN é responsável por mais de 80% da pesca e exportação deste atum no Brasil, sendo os Estados Unidos o principal consumidor. Diante disso, a realização desse encontro em Natal é uma mostra da nossa relevância para o segmento”, explicou Luisa.
“Este evento acontecerá como um painel do ICCAT, que irá tratar especificamente da gestão da pesca de atuns tropicais e sua sustentabilidade, uma vez que essas espécies precisam ser conservadas para evitar a pesca predatória”, complementou a subsecretária.
Com a realização do evento, além de todos os avanços que serão alcançados com os debates realizados, outros ganhos estão previstos. A previsão é que mais 44 dos 70 países participantes estejam presencialmente em Natal, o que vai movimentar a economia hoteleira e de restaurantes da cidade.
ICCAT
O ICCAT é um organismo internacional independente, sendo uma comissão internacional que faz a gestão da pesca do atum, responsável pela gestão e conservação do atum e espécies afins em todo o Oceano Atlântico, e mares adjacentes, de norte a sul.