Ponto antigo de constantes alagamentos sempre que chove no bairro de Petrópolis, Zona Leste de Natal, a Rua Seridó e adjacências carece de atenção e serviços de drenagem pelo Poder Público Municipal. E é intenção da Prefeitura da Capital realizar os serviços necessários, tanto que o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) autorizou a contratação de empresa de engenharia para a elaboração do projeto executivo, ao custo para os cofres públicos de quase R$ 100 mil.
A contratação da empresa, feita por meio de licitação na modalidade tomada de preço – quando interessados cadastrados ou que atendam a todas as exigências, observada a qualificação necessária – esteve a cargo da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), conforme consta no Portal da Transparência de Natal.
A empresa contratada, L. R. Engenharia e Consultoria LTDA., com sede no bairro de Ponta Negra, ficará responsável por elaborar o projeto executivo, que deve incluir reservatório de acumulação e infiltração com estação elevatória e adutora, que será implantada na drenagem da Rua Seridó e áreas adjacentes, classificada pela Prefeitura como “ponto crítico 6 do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais (PPDDMA)”.
Sempre que chove um pouco mais forte em Natal, as ruas de Petrópolis e Tirol se tornam grandes “lagoas”, em muitos casos, com a água invadindo terrenos e estabelecimentos comerciais e atingindo a altura do joelho das pessoas que passam pelo local. Alguns trechos, especificamente no entorno da Avenida Afonso Pena, o fluxo de veículos fica intransitável.
Os bairros de Petrópolis e Tirol possuem sistemas de drenagem antigos, datados da década de 1960, com galerias subterrâneas que passam por baixo da Avenida Afonso Pena e que captam as águas também da Cidade Alta e Ribeira, conforme explicou o diretor da Associação de Engenharia Sanitária e Ambiental, engenheiro Sérgio Pinheiro, recentemente.