Amistosos
Antes das celebrações natalinas, ABC e América disputaram partidas amistosas. O alvinegro enfrentou o Botafogo da Paraíba e o alvirrubro encarou o Retrô. O time de Leandro Sena conseguiu sair com uma vitória graças a um belo gol de Rômulo, no segundo tempo. Já o Mais Querido perdeu por 2 a 0, com os dois gols sendo marcados na segunda etapa. Como não tivemos transmissão desses encontros fica difícil fazer análises mais profundas, porém o que esses resultados significam para os times?
ABC
Pelo que foi possível obter de informações sobre o jogo, o alvinegro entrou em campo com uma equipe bastante alternativa e apenas no segundo tempo boa parte dos que nós imaginamos que seriam titulares tiveram minutos. Na entrevista pós-jogo, o treinador Fernando Marchiori falou que o amistoso serviu para que ele pudesse conhecer mais a fundo os atletas e para analisar o nível de jogo de cada um. Olhando para esse contexto, é possível compreender que o objetivo do alvinegro era mais dar ritmo aos atletas do que buscar resultado. Uma derrota nunca é bem-vinda, mas neste caso não me parece que ela seja significativa, porém para efeitos de confiança seria positivo conquistar um placar favorável no próximo encontro.
América
Segundo informações, o alvirrubro entrou em campo contra o Retrô com o mesmo time que havia enfrentado o sub-20 no sábado anterior. Aqui tivemos o confronto de duas equipes que disputarão a pré-Copa do Nordeste no dia 5 de janeiro. Portanto, era um confronto mais relevante, já que faltavam pouco mais de 10 dias para um mata-mata e seria uma oportunidade importante de fazer observações para ajustar nos treinos que restam. Assim a vitória do Mecão é bastante positiva, mostra que o ritmo deve estar bom, a defesa não ter sido vazada fora de casa também é importante, o gol ter saído no segundo tempo quando alguns titulares, aparentemente, já estavam no banco mostra que mesmo com as rotações foi possível produzir ofensivamente.
O mais bonito
O golaço de Richarlison contra a Sérvia, na primeira participação da seleção brasileira na Copa do Mundo, rendeu ao jogador o prêmio de gol mais bonito do Mundial. A escolha foi feita por meio de votação popular. Dez gols disputavam esse prêmio e o Brasil tinha mais um candidato entre eles: a bela tabela de Neymar e Paquetá, contra a Croácia.
O 11 do ano
Aproveitando o tema sobre futebol internacional, o jornal francês L’Équipe divulgou a sua seleção do ano de 2022. Os eleitos foram: o goleiro belga Courtois; o inglês Walker, Van Dijk dos Países Baixos, Gvardiol da Croácia e o francês Theo Hernández; o meio de campo tem o brasileiro Casemiro, o croata Modric e o belga De Bruyne; a Argentina foi representada por Messi e os franceses Benzema e Mbappé fecham o ataque dessa seleção. A ausência de Vinicius Jr. é sentida, porém os três escolhidos para o trio ofensivo alcançaram mais coisas que ele neste ano.