PROJETO PORTO-INDÚSTRIA VERDE, APRESENTAÇÃO E VISITA TÉCNICA
A governadora Fátima Bezerra apresentou aos representantes da empresa Terminal Investment Limited (TIL), ligada a MSC – maior companhia marítima do mundo, Sebrae, Fiern e órgãos federais, o projeto do Porto – Indústria Verde. O detalhamento técnico e o cronograma do projeto foram apresentados pelo Coordenador de Desenvolvimento Energético, Hugo Alexandre Fonseca.
O Porto Verde está orçado em R$ 5,6 bi e será construído no município de Caiçara do Norte para atender as demandas no uso de fontes de energia renovável, com geração de renda, desenvolvimento da infraestrutura regional, melhoria do uso dos recursos naturais e redução das emissões de carbono.
INTERESSE DO GOVERNO ESTADUAL
A Governadora Fátima (PT) quer atrair investimentos para a construção, operação e manutenção do equipamento, desenvolvimento da planta de hidrogênio verde, além de parcerias com outros portos da Europa, por meio de PPP – Parceria Público Privada.
FASE
A primeira fase de implantação do Porto Verde, referente aos estudos de viabilidade Técnica econômica e ambiental, realizada em parceria com a UFRN, sob a coordenação do professor Mário Gonzales, já foi concluída. A próxima etapa prevê o lançamento do edital para a contratação do projeto executivo do empreendimento.
META
A meta da administração estadual é concluir a primeira etapa da implantação do projeto até o final do terceiro trimestre de 2026 (cais, acessos, píer, baia de evolução e canal de acesso) para o suporte aos setores eólico, marítimo, contêineres, cloro químico, descomissionamento de plataformas O&G (Óleo e Gás), reciclagem e processamento de pescados.
VISITA TÉCNICA
A convite do Coordenador de Desenvolvimento Energético do estado do RN, Hugo Fonseca, e do prefeito de Caiçara do Norte, Pilola, este colunista esteve presente na apresentação e na visita técnica do Projeto Porto-Indústria Verde, visitamos a área de 13 mil hectares escolhida para implantação do porto.
Também participaram da visita o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, o vice-presidente da FIERN e secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do RN, Silvio Torquato, o presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, representantes de empresas interessadas em investir no empreendimento, setor produtivo, parlamentares e secretários estaduais e municipais, além dos prefeito de Caiçara do Norte e de São Bento do Norte.
“Este é um projeto que interessa o Brasil e o mundo, principalmente pela agenda global irreversível que é a descarbonização do planeta. E com este empreendimento estaremos criando uma demanda de 50 mil novos empregos em nosso Rio Grande do Norte, além de planejarmos nossa infraestrutura para produção e exportação de produtos verdes, como hidrogênio verde e amônia verde e instalação de parques eólicos offshore em nosso litoral”, declarou a governadora.

