A menos de dez dias de iniciar seu segundo mandato como gestora estadual, a governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou os primeiros nomes que a auxiliarão a partir de janeiro em seis pastas e na Controladoria Geral do Estado (CGE). No entanto, os nomes mais esperados pelos potiguares, daqueles que assumirão as secretarias estaduais da Educação e a de Saúde Pública, tidas também como as mais problemáticas da gestão, não foram divulgadas nesta primeira leva.
O que já se tem certo é que o atual secretário de Saúde, Cipriano Maia, não permanecerá no cargo em atendimento a um pedido de sua família. Envolvido em diversas situações negativas – incluindo um pedido de indiciamento feito durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, por contratos assinados para compras de equipamentos e insumos e a implantação de UTIs durante a pandemia, sob suspeita -, ele tem a graça apenas da governadora.
O destino do atual secretário da Educação do Estado, Getúlio Marques Ferreira, é uma incógnita no segundo mandato de Fátima Bezerra. Por enquanto, ele segue à frente da pasta e integra a coordenação do grupo de trabalho de Educação da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Enquanto não decide, e anuncia, os nomes para as duas pastas mais visadas e problemáticas do Rio Grande do Norte, Fátima manterá cinco de seus principais auxiliares: Aldemir Freire continua à frente da pasta de Planejamento e Finanças (Seplan); Carlos Eduardo Xavier será mantido na Tributação (SET); Daniel Cabral permanece titular da Secretaria de Comunicação; Raimundo Alves ficará no comando da Casa Civil e o coronel Francisco Araújo, na Segurança Pública, tendo por auxiliares coronel Alarico na Polícia Militar, coronel Monteiro no Corpo de Bombeiros e a delegada Ana Cláudia Saraiva na Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol).
As mudanças, por ora, ficam na Secretaria de Estado de Gestão e Projetos Especiais, que receberá a economista Virgínia Ferreira (atualmente à frente da pasta de Administração e Recursos Humanos) e a advogada Luciana Daltro que assumirá, em definitivo, a Controladoria Geral do RN.