O verão começa oficialmente nesta próxima quarta-feira (21/12), às 18h48, e a previsão para o Rio Grande do Norte é de temperaturas médias podendo ultrapassar os 35°C em Mossoró, Pau dos Ferros e região do Seridó. Em todo o estado, a temperatura média poderá atingir 26,4°C. Com relação às chuvas, os volumes devem ficar de normal a acima do normal. Na capital potiguar, a previsão é de chuvas com volumes médios em torno de 34,5 milímetros (mm) e no estado a chuva média esperada é de 20mm no período. Os dados são do Sistema de Monitoramento Hidrometereológico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). O chefe do setor na Emparn, Gilmar Bristot, explica que as condições termodinâmicas são favoráveis a este cenário da estação, associadas ainda a atuação de sistemas meteorológicos. “A manutenção do fenômeno La Ñina, que provoca o esfriamento das águas do oceano Pacífico e o aquecimento das águas da bacia do oceano Atlântico Sul favorecem o deslocamento e a chegada da Zona de Convergência Intertropical sobre a região Nordeste”.
O verão também aquece o comércio
A subida das temperaturas aquece também o comércio com o incremento nas vendas de produtos como água mineral, sorvetes e picolés. Os próximos meses são os melhores do ano para segmento.
O fenômeno é sentido nas grandes indústrias e também nos pequenos comércios como o de Rafaela de Paula, que tem uma pequena distribuidora de água mineral no Conjunto Mirassol, na Zona Sul de Natal. Para ela, que abriu as portas do Rapidinho Gás e Água a 18 anos, a chegada do verão representa sempre o ponto alto do ano, com um aumento de até 100% nas vendas. “No período normal vendemos por volta de 100, 120 garrafões por dia, no verão pode chegar perto de 200 garrafões”, completa Rafaela.
Uma das principais empresas do segmento no estado, a Sterbom, vê o volume de vendas de todo o portifólio aumentar em até 30%“O verão e calor característico desse período de ano, aumenta também o volume das vendas de 20% a 30%”, enfatiza Leonardo Lucas, gerente de operações da Sterbom.