OBSERVADOR
De irrequieto candidato a cargo eletivo em Natal e com expansão vitoriosa pelos municípios potiguares ao se tornar deputado estadual, o ex-vereador Luiz Almir Magalhães decreta sua aposentadoria compulsória como alvo principal, mas não deixará de ser um observador do quadro político natalense, na condição de comunicador no jornal, na rádio e na televisão. Mas, certamente não ficará apenas como observador.
ALAVANCAR
Depois de anunciar que por motivo de saúde não será mais candidato a qualquer cargo eletivo no pleito de outubro próximo, posteriormente ao enxergar a possibilidade de ser candidato a vice-prefeito na chapa de Carlos Eduardo e ter agradecido ao Avante a chance de voltar a ser candidato a prefeito de Natal, o comunicador Luiz Almir deverá ser “paparicado” pelos candidatos ao pleito majoritário na Capital e, certamente escolherá o seu preferido para ajudar a chegar a ocupar uma cadeira no plenário do Palácio Frei Miguelinho.
CANDIDATURAS
Na última eleição municipal em Natal, em 2020, 14 candidatos disputaram o pleito que foi vencido pelo atual prefeito Álvaro Dias. Quatro anos depois, faltando menos de 10 meses para o pleito estão acertadas as pré-candidaturas de Carlos Eduardo Nunes Alves (PSD), Luiz Eduardo (Solidariedade), Natália Bonavides (Federação PT/PV/PC do B)), Paulinho Freire (União Brasil/PL/PP/Podemos/PSDB). O prefeito Álvaro Dias ainda não definiu quem irá apoiar, embora no momento a escolha esteja para ser definida entre Joanna Guerra e Rafael Motta.
CAMINHAR
Perguntado quando seria o lançamento oficial de sua pré-candidatura a prefeito de Natal, o deputado estadual Luiz Eduardo (Solidariedade) foi peremptório: “Já houve o lançamento da pré-candidatura. Agora é caminhar”. Indagado se já tem partidos para coligação e também se já tem escolhido algum nome para companheiro (a) de chapa, o pré-candidato Luiz Eduardo apenas silenciou.
TRANSBORDOU
A relação entre o senador Rogério Marinho (PL) e o deputado federal General Girão (PL) ficou azeda não só por conta do apoio à candidatura de Paulinho à Prefeitura de Natal. O limite de tolerância do deputado Girão transbordou por conta da falta de diálogo do presidente regional do Partido Liberal no RN. Segundo fontes ligadas a Girão, o senador Rogério Marinho tem administrado o PL como seu fosse o partido de um único dono. Com o que não concorda Girão, que também quer ter seus espaços em municípios do RN. A continuar com esse estilo, Rogério vai ver o seu partido encolher cada vez mais.
CONTAS
Em razão da triagem técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE) ter identificado irregularidades em suas prestações de contas anuais, o candidato a prefeito de Natal Carlos Eduardo Nunes Alves (PSD), que vem ocupando sistematicamente a liderança de todas as pesquisas eleitorais publicadas até o final do ano passado, pode ter dificuldades em registrar a sua candidatura a partir do momento em que a legislação eleitoral permitir.
IRREGULARIDADES
O fato de o Tribunal de Contas do Estado (TCE) considerar suas prestações de contas irregulares já lhe causa transtornos em sua pretensão de registrar sua candidatura ao pleito de outubro próximo, mas no plenário da Câmara Municipal de Natal essa decisão pode ser revertida, caso 2/3 dos 29 vereadores natalenses entenda que há equívoco nas apreciações do TCE. Entretanto, segundo contagem feita recentemente entre os edis natalenses, o ex-prefeito conta apenas com 1 (um) Vereador a lhe defender.
FRASE
Do escritor Nelson Rodrigues, sobre a política: “Nada mais cretino e mais cretinizante do que a paixão política. É a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem”

