A partir das 15h00 desta terça-feira, 20/12, na Casa da Indústria, será lançado o Atlas Eólico e Solar do Rio Grande do Norte como forma de apontar onde estão as melhores localizações no estado para desenvolver as atividades de geração de energias através do vento e do sol.
Segundo informações da assessoria de comunicação da Fiern, “O Atlas é parte de um projeto mais amplo, que também incluiu o lançamento da plataforma http://atlaseolicosolarrn.com.br, que está no ar desde março. O documento traz textos, mapas e outras imagens com dados inéditos sobre o potencial do estado e as áreas mais promissoras para investimentos em terra, no mar e, no caso da energia solar, também em lagos, açudes e barragens monitorados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)”.
Através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e o Sistema FIERN, por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis é que o Atlas Eólico e Solar do RN está sendo viabilizado com investimentos da ordem de R$ 2 milhões e 600 mil por parte do governo estadual.
O ATLAS
Segundo a Assessoria de Comunicação da FIERN, “O Atlas Eólico e Solar do Rio Grande do Note mostra um panorama geral das principais fontes de energia renováveis no estado”. O Projeto foi desenvolvido com a Camargo Schubert Wind Engineering, empresa responsável pela elaboração do primeiro Atlas eólico do RN, publicado em 2003.