Close Menu
Portal Diário do RN
    Últimos Posts
    Oportunidade

    Inscrições para 916 vagas de cursos do IFRN são adiadas

    Educação
    chegada

    Corpo de Juliana Marins chega ao Brasil nesta terça-feira

    Brasil
    Apreensão

    Batalhão apreende 150 kg de maconha após blitz em Macaíba

    Polícia
    Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
    Últimas
    • Inscrições para 916 vagas de cursos do IFRN são adiadas
    • Corpo de Juliana Marins chega ao Brasil nesta terça-feira
    • Batalhão apreende 150 kg de maconha após blitz em Macaíba
    • João Câmara discute os avanços e desafios da Assistência Social na 13ª Conferência Municipal
    • Jornada Pedagógica reúne professores em Parnamirim nesta terça
    • Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em torno de R$ 52 milhões
    • CNU: inscrições abrem nesta quarta-feira (2) e terá 3.642 vagas ofertadas
    • Álvaro Dias critica fala de Styvenson Valentim: “Toda divisão é prejudicial”
    • Categorias
      • Política
      • Esportes
      • Cidades
    • Edição digital
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal Diário do RNPortal Diário do RN
    Edição Impressa
    • Página Inicial
    • Política
    • Esportes
    • Cidades
    • Edição digital
    • Contato
    Portal Diário do RN
    Política

    Joanna Guerra vai para a linha de frente e passa imagem de gestora

    Secretária de Planejamento de Natal é, cada dia mais, confirmada como o nome de Álvaro Dias para concorrer à sucessão municipal
    18/01/2024, 08:16 Política
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram Email
    Detalhes da postagem feita pela secretária, que confirma o apoio de Álvaro Dias nas eleições de outubro; Joanna é mostrada como “especialista em Natal” e “braço direito do prefeito” -Foto: Reprodução

    Por Alessandra Bernardo

    “Você pode até não me conhecer, mas certamente conhece nosso trabalho por Natal. Nos próximos dias, a gente vai conversar muito mais sobre esse trabalho e sobre Natal, para construirmos juntos um debate sobre o futuro da nossa capital. Continue acompanhando porque estarei ainda mais presente nas redes, pra gente se conhecer ainda melhor!”. Assim, com essas palavras, a secretária de Planejamento de Natal, Joanna Guerra (Republicanos), fez sua apresentação oficial à população natalense por meio de suas redes sociais nesta quarta-feira (17).

    Em uma postagem em seu perfil no Instagram, Joanna compartilhou um carrossel de imagens e informações, proporcionando aos seguidores uma visão mais detalhada de sua trajetória, experiências e realizações na gestão pública. Intitulada “5 fatos que Natal precisa saber sobre Joanna”, a publicação destaca a energia e coragem da secretária para enfrentar desafios, ressaltando sua formação acadêmica na área de Gestão de Políticas Públicas e mestrado em Estudos Urbanos e Regionais pela Universidade Federal do RN.

    Joanna é apresentada como uma “especialista em Natal”, com mais de uma década de serviço público e um profundo conhecimento de cada canto do município. A postagem enfatiza sua prioridade única: trabalhar para melhorar a vida das pessoas. E destaca o papel da secretária como o “braço direito” do prefeito Álvaro Dias, participando ativamente do planejamento de grandes obras em andamento na cidade, como a engorda da praia de Ponta Negra, o Complexo Turístico da Redinha e o projeto do Hospital Municipal de Natal.

    Outro ponto destacado foi o novo Plano Diretor de Natal, sancionado em março de 2022. Considerada um marco para o desenvolvimento e modernização da cidade, a Lei foi discutida com vários setores da sociedade e aprovada na Câmara Municipal com 263 emendas. A postagem defende que, “após décadas de espera, foi com Joanna no planejamento que o novo Plano Diretor de Natal saiu do papel”. Já a última foto do carrossel traz a mensagem final: “Natal vai gostar de conhecer Joanna”.

    O perfil de Joanna passou por uma reformulação significativa após o apoio do prefeito. Antes mais pessoal, agora apresenta uma bio estruturada e informativa, com fotos posadas, vídeos elaborados e destaques para ações administrativas e entrevistas, tanto de Joanna quanto do prefeito.

    Repercussão nas redes

    Foto: Reprodução Redes sociais

    A postagem recebeu diversos comentários, incluindo elogios do prefeito Álvaro Dias, que escreveu: “Dedicada, inteligente e competente em tudo o que faz. Seu trabalho faz a diferença para Natal! Estamos juntos”.

    A resposta do gestor confirmou, conforme circulou nos bastidores da política local, o apoio de Álvaro à Joanna como sua sucessora na Prefeitura Municipal. A mãe de Joanna, Livania Veras, demonstrou orgulho em seu comentário na postagem, sendo reciprocamente elogiada por sua filha.

    O diretor de Comunicação da Prefeitura de Natal, jornalista Mateus Perez, também expressou otimismo em relação ao trabalho de Joanna, afirmando que, “Natal ainda vai se orgulhar muito desse nome! O melhor está por vir”.

    Ele já havia anunciado em seu blog que Joanna é a escolha do prefeito para a sucessão, ao escrever que a secretária é preparada “para ser a protagonista desse processo, sendo o nome escolhido por Álvaro”.

    Entretanto, houve também questionamentos e demandas da população, como o pedido de Filipe Anderson por ações específicas para revitalizar o camelódromo da cidade que, segundo ele, “está esquecido pela Prefeitura”. E a solicitação de Nevolândia Laureano por um olhar receptivo para os professores da rede municipal de ensino. “Seja sensível às questões relacionadas aos profissionais da Educação de Natal”.

    Juristas divergem

    A postagem feita por Joanna Guerra nesta quarta-feira (17), gerou discussões sobre a possibilidade de ser interpretada como propaganda eleitoral antecipada. No entanto, especialistas em Direito Eleitoral divergem sobre a legalidade da publicação.
    Ao ser questionado se a postagem configuraria propaganda eleitoral antecipada, o advogado Felipe Cortez, especialista em Direito Eleitoral, esclareceu que, de acordo com a última reforma eleitoral que introduziu a figura jurídica da pré-candidatura, a publicação está em conformidade com a legislação vigente.

    “Joanna Guerra deve estar muito bem orientada pelo advogado dela, certo? Porque a postagem atende todos os requisitos de quem for ser pré-candidato. Além do que ela escreveu aí, ela ainda poderia se apresentar como pré-candidata. Mas ela não fez isso. Ela só está dizendo que Natal precisa conhecer ela melhor, que ela conhece a cidade e o que ela fez por Natal”, afirmou Cortez.
    Ele enfatizou que, nesta fase, o impedimento é se declarar candidata, e Guerra não fez tal afirmação na postagem. “Ela tem que se colocar como pré-candidata, mas nem isso ela fez, e ela não pode pedir voto. E nessa propaganda aí, ela também não pede voto. Então a propaganda está correta”, concluiu.

    Cortez reconhece que, mesmo sem a declaração explícita de pré-candidatura, a postagem é inequivocamente eleitoral. “Agora, é inegável que isso é uma postagem de pré-candidato, ou a variador ou a prefeito, mas é uma postagem de pré-candidatura, apesar dela não dizer que é pré-candidata, mas é postagem de cunho eleitoral”.

    Por outro lado, o advogado Caio Vítor Barbosa, também especialista em Direito Eleitoral, tem uma perspectiva diferente. Para ele, a postagem não pode ser considerada propaganda eleitoral antecipada, pois “não há pedido de voto, e o meio que foi divulgado, um perfil de redes sociais, não é um meio vedado pela legislação eleitoral”.

    Barbosa argumenta que o fato de Joanna Guerra divulgar suas ações enquanto secretária municipal de Planejamento é lícito. “Ela está apenas divulgando suas ações como gestora pública, o que é permitido. Não há pedido de voto, e a divulgação ocorreu em um meio autorizado pela legislação eleitoral”, destacou.

    principal
    Share. WhatsApp Facebook Twitter Telegram Email

    Leia mais

    Tensão

    Álvaro Dias critica fala de Styvenson Valentim: “Toda divisão é prejudicial”

    Política

    General Girão reforça apoio a Rogério Marinho após declaração de Bolsonaro

    Coluna 01/07/25

    Política por Túlio Lemos

    IOF

    Moraes assume relatoria de ação do PSOL sobre decreto do IOF

    Comunicado Oficial

    Evaristo Piza deixa comando do ABC Futebol Clube

    Educação

    TCU suspende licitação de R$ 50 milhões para chromebooks no RN por suspeita de sobrepreço; Governo justifica desclassificação de empresa

    Últimos Posts
    Oportunidade

    Inscrições para 916 vagas de cursos do IFRN são adiadas

    Educação
    chegada

    Corpo de Juliana Marins chega ao Brasil nesta terça-feira

    Brasil
    Apreensão

    Batalhão apreende 150 kg de maconha após blitz em Macaíba

    Polícia
    evento

    João Câmara discute os avanços e desafios da Assistência Social na 13ª Conferência Municipal

    Interior
    Cidade

    Jornada Pedagógica reúne professores em Parnamirim nesta terça

    Educação
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Categorias
      • Política
      • Esportes
      • Cidades
    • Edição digital
    • Contato
    © 2025 Jornal Diario do RN. Designed by DiarioDoRN.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Receba nossas notícias via Whatsapp