Por Bruna Torres
Inovação e oportunidades, é assim que a primeira Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do Brasil pode ser definida. A FAETI começará suas operações a partir de 4 março, em Natal, capital do estado que lidera a geração brasileira de energia eólica. O lançamento oficial pelo SENAI/RN ocorreu nesta segunda-feira (15), no Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN.
Ao Diário do RN, Rodrigo Mello – Diretor Regional do Senai-RN, diretor do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis e diretor da Faeti, destacou que a instituição pretende entregar profissionais mais preparados à operação de engenharia do ambiente industrial, segundo ele, uma demanda recorrente da indústria brasileira de energia: “Os profissionais que estão no mercado nem sempre possuem alguma vivência ou alguma experiência do ambiente de produção dentro da indústria. Então, essa é a grande inovação durante o processo de formação dos cinco anos do curso de engenharia mecânica, é trazer mais vivência do ambiente industrial, dentro dos laboratórios, dentro das visitas, estágio, aula de campo, todas voltadas a condições que esse profissional de engenharia irá enfrentar quando da sua vivência dentro do parque industrial. Seja como funcionário, seja como empreendedor”.
Rodrigo Mello ainda detalha que inicialmente o foco será no curso de engenharia mecânica com duração de 5 anos, embora, no planejamento previsto pelo SENAI/RN, outras possibilidades irão surgir. “Agora, no lançamento, nós estamos iniciando com o curso de engenharia mecânica, esse ano deveremos lançar turmas de pós-graduações em ocupações, em competências demandadas pela indústria e no segundo ano a gente já pretende lançar o curso também de engenharia elétrica.”
O ingresso na Faeti será por meio de processo seletivo, através da utilização da nota do Enem ou pelo vestibular aplicado pela Faculdade. As inscrições para o processo seletivo foram abertas nesta segunda (15) e seguem até 30 de janeiro. Ao todo, serão disponibilizadas 45 vagas para a primeira turma, sendo 16 para ampla concorrência (para seleção via nota do Enem ou vestibular); 20 para candidatos vinculados a empresas industriais, 4 para ex-alunos do SESI e 5 para colaboradores ou familiares de colaboradores do SENAI-RN, por meio do Programa de Desenvolvimento de Pessoas da instituição. A mensalidade será de R$ 1.549,66, com política de descontos prevista conforme o perfil dos candidatos. Todos os detalhes estão disponíveis no Guia do Candidato, publicado em faeti.rn.senai.br.
Solenidade
A cerimônia contou com a participação do diretor regional do SENAI-RN e da Faculdade, Rodrigo Mello, do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e do Conselho Regional do SENAI-RN, Roberto Serquiz, do vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), ex-presidente da FIERN e idealizador da FAETI, Amaro Sales de Araújo e da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.
Sobre a FAETI
A FAETI é a primeira Faculdade do Brasil com foco em energias renováveis e marca a expansão das ações do SENAI-RN para o setor no país. A instituição vai funcionar em Natal, capital do Rio Grande do Norte, estado brasileiro que lidera a geração de energia eólica e sede dos Centros de referência do SENAI, nacionalmente, para formação profissional, inovação e pesquisa aplicada para a atividade (O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGAS-ER – e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis – ISI-ER). A portaria de credenciamento da Faculdade foi publicada pelo Ministério da Educação em agosto de 2023.