Por Alessandra Bernardo
Em meio a especulações sobre uma potencial federação entre PP, Republicanos e União Brasil, o presidente do União Brasil no Rio Grande do Norte, ex-senador José Agripino Maia, ressaltou que, caso a aliança se concretize realmente, ela não será um fator determinante para o posicionamento do partido nas eleições municipais de 2024.
“Se houver mesmo uma federação PP/União Brasil/Republicanos, ela não será fator determinante para a mudança de posicionamento do União Brasil nas próximas eleições, nem em Natal, nem em nenhum outro município do Rio Grande do Norte. Outra coisa, se essa federação ocorrer, é quase impossível ela vigorar para o pleito de 2024”, afirmou Agripino.
Segundo ele, a principal pauta do partido no momento é a mudança de comando no diretório nacional, que está sendo articulada pela Executiva Nacional com a saída prevista de Luciano Bivar (PE) e a substituição por Antônio Rueda, atual primeiro vice-presidente da sigla. Contudo, a mudança só será oficializada após a convenção partidária, marcada para fevereiro próximo.
“A mudança de comando no diretório nacional, em fevereiro, é nossa prioridade. Somente após isso, é que qualquer conversa sobre eleições passará a ser direcionada para um caminho definitivo, ou seja, apenas após esse evento, é que as discussões sobre as eleições municipais serão direcionadas para um caminho definitivo”, explicou o presidente do União Brasil no RN.
CONVERSAS COM O PSD
Sobre as conversas com o pré-candidato Carlos Eduardo Alves (PSD), iniciadas em outubro passado quando Paulinho Freire e Carlos Eduardo se reuniram em uma reunião secreta na casa de José Agripino Maia, o ex-senador afirmou que as negociações continuam sem nenhum ponto em definitivo. Segundo ele, as definições só ocorrerão após a mudança de comando do diretório nacional.
“As conversas que já existiam anteriormente, desde o ano passado, continuam acontecendo normalmente sem nenhum ponto em definitivo. O que quero dizer é que, definições somente após a mudança de comando do diretório nacional do União Brasil, marcado para fevereiro próximo. Depois disso, aí sim, vamos dar início às conversas buscando uma definição para as eleições municipais de 2024 no Rio Grande do Norte”, afirmou.
A reportagem do Diário do RN tentou contato com os pré-candidatos Carlos Eduardo Alves e Paulinho Freire nesta terça-feira (9), para falarem sobre as consequências de uma federação do União Brasil com o PP e o Republicanos – já que esta afetaria a possibilidade de Carlos receber o apoio de Paulinho no pleito municipal – sem sucesso.
POSSÍVEL FEDERAÇÃO PP/REPUBLICANOS/UNIÃO BRASIL
A possível aliança PP/Republicanos/União Brasil está em discussão em âmbito nacional. A CNN Brasil divulgou, há cerca de três semanas, que os dirigentes dos três partidos admitiram, nos bastidores, que a possibilidade de uma federação voltou a ganhar força no fim de 2023. Caso confirmada, ela somaria 151 deputados federais e 17 senadores, tornando-se a maior bancada da Câmara e do Senado.
Se a formação for confirmada, Paulinho Freire, indicado do União Brasil para a disputa em Natal, poderia viabilizar sua candidatura à Prefeitura. Ele conta com a simpatia do diretório do PP em Natal, comandado pelo grupo do vereador Ériko Jácome, que aguarda a abertura da janela partidária, em abril de 2024, para oficializar sua filiação. Já o Republicanos, liderado por Álvaro Dias no RN, ainda não anunciou candidatura própria.
Nesse contexto, Paulinho Freire poderia receber o apoio do prefeito Álvaro, do presidente da Câmara Municipal, de três fortes nominatas de vereadores e ainda teria a secretária municipal de Planejamento (Sempla), Joanna Guerra, como companheira na chapa majoritária este ano.
JOÃO MAIA E ÁLVARO DIAS SILENCIAM
Ainda sobre a possível federação PP/Republicanos/União Brasil, a reportagem do Diário do RN tentou ouvir os presidentes estaduais do PP e do Republicanos, o deputado federal João Maia e o prefeito de Natal Álvaro Dias, respectivamente. Mas, até o fechamento desta edição, eles não retornaram as mensagens enviadas desde a manhã desta terça.