CALADO
Nada fácil a situação do ex-prefeito Jaime Calado junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), já com três contas de seu segundo mandato como prefeito de São Gonçalo do Amarante apreciadas e julgadas reprovadas. Apenas as contas do ano de 2016, do ex-prefeito são-gonçalense, último ano de seu segundo mandato, é que ainda não foram julgadas, apesar de já ter recomendação como reprovadas pelas comissões técnicas do TCE.
CANDIDATURA
Essas contas do ex-prefeito Jaime Calado, já julgadas como reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado, deverão ser encaminhadas para apreciação da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, onde o prefeito Eraldo Paiva, hoje adversário de Jaime, tem maioria para também referendá-las como reprovadas. Isso acontecendo, certamente o pré-candidato a prefeito de São Gonçalo Jaime Calado terá dificuldade grande em registrar a sua candidatura para o próximo pleito.
AUDITORIAS
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) se debruçou sobre as contas do ex-prefeito Jaime Calado, correspondentes ao seu segundo mandato, dos exercícios de 2013, 2014, 2015 e 2016. O TCE realizou auditorias completas e em cada um desses anos fiscalizados o relatório individual consta em média de 35 laudas, sendo que ao final, em todo o mandato de Calado, os técnicos recomendam a “NÃO APROVAÇÃO” das contas.
NATÁLIA
O assessor da deputada federal Natália Bonavides (PT), de nome Leonardo, se equivocou ao encaminhar nota à coluna afirmando que a indicação do Superintendente Regional do IBAMA/RN caberia ao PV. Não. Não é. A indicação cabe ao Partido dos Trabalhadores (PT). A deputada Natália Bonavides é que defende que a indicação do cargo seja do PV, como forma de minimizar o atrito PT/PV, quando o Partido dos Trabalhadores usurpou do PV o direito de indicar o superintendente regional do IPHAN/RN. Gesto mais que correto da deputada Natália.
NATÁLIA 2
É tão verdade que a indicação do Superintendente do IBAMA/RN é do Partido dos Trabalhadores, que o ex-senador Jean-Paul Prates, foi quem encaminhou o currículo do ambientalista Gustavo Szilagyi com a finalidade de preencher a vaga no órgão federal ambiental. E mesmo encaminhado pelo petista Jean Paul, que também quer fazer justiça ao PV indicando um de seus membros, a indicação ainda não foi consolidada e o cargo continua sem ser preenchido, desde o início do governo Lula. E já se vão 12 meses. O ambientalista Gustavo é que é do Partido Verde (PV) de longos calados, e já dirigiu o IDEMA/RN.
DIA 08/01
O que para uns tantos foi a tentativa de um Golpe de Estado, para outros se tratou de um ato covarde e de um amontoado de baderneiros sem qualquer comando contra as sedes dos Poderes constituídos, em Brasília. Mesmo assim, o dia 08/01 será lembrado com todas as pompas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Circulam informações de que a governadora Fátima Bezerra seria a única Chefe Executiva Estadual a discursar no próximo domingo nas manifestações, mas a sua assessoria não confirmou. Nem desmentiu.
CURIOSIDADE
Está cada dia mais aguçada a curiosidade dos políticos mossoroenses sobre a decisão do prefeito Allyson Bezerra quanto a escolha de seu companheiro de chapa para as eleições de 06 de outubro próximo. Considerado um dos mais bem avaliados prefeitos do estado, Allyson vai para a reeleição com o olho nas eleições de 2026, quando poderá sem dúvida disputar algum dos cargos eletivos que estejam em pauta. Ou seja, Allyson pode querer voltar para a Assembleia Legislativa, pode desejar voar semanalmente para Brasília na condição de deputado federal ou senador, ou simplesmente disputar a governadoria. E para isso, vai ter que escolher o seu companheiro de chapa de sua extremíssima confiança.