VISITANTE
Quem chegou ontem em Natal para a permanência de 5 dias é o ex-senador e atual presidente da Petrobras, Jean-Paul Prates, que aproveita a oportunidade para visitar os investimentos que a estatal voltou a fazer no Rio Grande do Norte. A Petrobras também vai investir na produção de energia eólica nos mares potiguares. Jean na Petrobras é da cota pessoal do presidente Lula.
EZEQUIEL
O nome do deputado Ezequiel Ferreira de Souza tem sido lembrado para disputar uma das duas cadeiras do Senado Federal, nas eleições em 2026. O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte tem uma estrutura eleitoral que o credencia a disputar qualquer cargo eletivo majoritário.
ALPENDRES
Já que estamos vivendo os primeiros dias de um ano em que acontecerão as eleições municipais, as confabulações começam a acontecer nos alpendres de suntuosas casas instaladas nas várias praias que compõem os mais de 400 quilômetros da orla marítima potiguar. Enquanto umas conversas acontecem durante o veraneio, outras confabulações se arrastarão quase o ano inteiro e acontecerão em casas alpendradas em pequenas, médias e grandes fazendas.
ICMS
Desde o dia 1º de janeiro que a alíquota do ICMS em todo o RN voltou a patamar de 18%. Por conta das perdas de arrecadação em plena pandemia e por conta da redução na alíquota do imposto sobre os combustíveis, a governadora Fátima Bezerra conseguiu o aval dos deputados estaduais para aumentar, em 2022, a alíquota do ICMS para 20%, com validade até o dia 31 de dezembro.
DERROTA
Com um sub-ítem incluso na reforma tributária aprovada pelo Congresso Nacional, previa a necessidade de os estados alcançar uma média no ICMS, entre 2024 a 2028, para consolidar o novo imposto que será rateado entre as unidades estaduais. E isso fez com que a governadora Fátima Bezerra entrasse numa luta hercúlea para manter a alíquota do ICMS em 20%, sem sucesso.
DERROTA II
A equipe de tributação da governadora Fátima Bezerra alegava que sem a alíquota dos 20%, o estado iria perder cerca de R$ 700 milhões, mas mesmo assim, a maioria dos deputados votou pela permanência dos 18%, como previa a lei aprovada para 2022. Agora, a equipe do governo Lula decidiu retirar o sub-ítem que previa a necessidade de alcançar a média entre os anos entre 2024 e 2028. E, assim, para tranquilidade da governadora Fátima Bezerra, mesmo com a derrota na ALRN, o estado não vai mais perder os R$ 700 milhões. E a alíquota do ICMS será mesmo de 18%. Resta saber se o comercio vai reduzir os preços de suas mercadorias.
IBAMA
O cargo de superintendente do IBAMA/RN continua aguardando o nome do novo indicado do governo Lula. O nome do ambientalista Gustavo Szilagyi, que também é integrante do Partido Verde (PV), que por sua vez faz parte da Federação juntamente com o PT e o PC do B, foi posto à disposição e por duas vezes foi interceptado pela deputada federal Natália Bonavides (PT).
REPETECO
Está virando moda o PT/RN passar o PV para trás, apesar da convivência federativa. Primeiramente foi o caso do IPHAN, em que o nomeado seria o sociólogo Rivaldo Fernandes, presidente de honra do PV/RN, que chegou a receber credenciais da direção nacional do IPHAN, e de última hora o PT passou Rivaldo para trás, nomeando um indicado petista. Agora, no IBAMA, foi a vez de Gustavo Szilagyi, outro integrante do PV/RN ser “rifado”, com a interferência da deputada Natália Bonavides. Mui amiga.