Em Kampli, uma cidade indiana localizada na porção sudoeste do território do país, trabalhadores agrícolas fizeram um achado arqueológico acidental: eles encontraram uma estátua antiga enterrada no solo.
O grupo então contatou o Serviço Arqueológico da Índia (ASI) a fim de que o artefato fosse analisado por pesquisadores. Se tratava de uma estátua de pedra que, segundo as análises iniciais, remonta ao século 17.
No período, o chamado Império Vijayanagara, que consistia em uma monarquia hindu, controlava a região sul e sudeste da Índia. Ele prosperou entre os séculos 14 e 16 — portanto, durante o fim da Idade Média e início da Idade Moderna.
A estátua recém-descoberta mostra uma cena curiosa: duas mulheres de pé, com uma delas empunhando armas. Sharanbasappa Kulkar, pesquisador do ASI, comentou o achado, conforme repercutiu o New Indian Express:
A estátua parece uma mulher comemorando com outra pessoa armada e com uma das mãos machucada”, apontou.
Vale destacar que a relíquia ainda será submetida a outros testes — como a datação em radiocarbono — para que mais detalhes possam ser extraídos dela.
Aventuras da História