DISPUTA
Ficou claro que a votação do projeto de ICMS virou uma disputa partidária agressiva, cujo objetivo principal da oposição é derrotar o governo. Os argumentos técnicos foram sepultados em nome do radicalismo político. Fazia tempo que a Assembleia não respirava uma atmosfera tão radical.
ARTICULAÇÃO
Este colunista esteve na Assembleia e conversou com alguns parlamentares de oposição e governistas. A insatisfação de alguns deputados com o governo nasce mais da forma como alguns estariam sendo tratados do que com o conteúdo das matérias polêmicas que precisam votar favoravelmente.
INSATISFAÇÃO
Diante dos focos visíveis de insatisfação de alguns parlamentares governistas, o terreno para a oposição ficou fértil para plantar a animosidade contra o governo. Para a oposição, o tema ICMS chegou na hora certa e no lugar certo.
ARRUMAÇÃO
A situação de dificuldade momentânea do governo não é intransponível. Há casos e casos com obstáculos que podem ser removidos com conversas sinceras e espaços verdadeiros.
ARRUMAÇÃO
Após essa situação inesperada de revés numérico na formação da bancada, o governo precisa dar um freio de arrumação e montar uma bancada coesa para o próximo ano em diante. É preciso ter mais atenção com os aliados.
DURO
Deputado Ezequiel Ferreira jogou ‘duro’ com os faltosos fake. Sãos deputados que estão na Casa mas não participam da sessão. Terão desconto no salário.
DECISÃO
Deputado federal Paulinho Freire tem sido vítima de um verdadeiro patrulhamento em relação a sua posição para 2024. A extrema-direita ficou sem candidato e quer Paulinho como tábua de salvação para a eleição da capital.
PERDEU
A questão é que Álvaro esnobou Paulinho e o perdeu; a extrema-direita não atrai e também perdeu Paulinho. O centro terminou sendo a opção que se adapta mais ao perfil moderado do parlamentar.
ALIANÇA
O fato é que a aliança informal entre o União Brasil e o ex-prefeito Carlos Eduardo já está formada. Não haverá desmentido irreversível ou confirmação incontestável. Fica no balanço das ondas pré-eleitorais.
WILMO
De Sherloquinho: “Um amigo chamou Álvaro Dias de Wilmo. Ele não gostou e perguntou o motivo. Por que Wilmo? A resposta veio: “É porque você agora tá querendo inventar uma nova Aldo para ser candidata em Natal”. Seria a referência a Joanna Guerra, secretária de Planejamento e possível candidata.
DESMORALIZAÇÃO
Os donos de postos em Natal não têm o menor pudor em meter a mão no bolso do consumidor. Total falta de respeito que conta com o aval cúmplice do órgão que deveria defender o consumidor. Tá dominado.
LISTA
A lista misteriosa das 100 obras do prefeito Álvaro Dias ainda não apareceu. Ele chegou a prometer a lista ao vivo na 98 FM há mais de um mês. Até agora, nada. Seria um caso de fake news oficial?
BARRACO
A filha de Dr. Airton, prefeito de Tangará, vai conseguir afastar o pai da prefeitura com sua postura agressiva e barraqueira. Invadiu a Câmara, acusou o juiz, os irmãos e os adversários. A ‘prefeita de fato’ de Tangará está com os dias de poder contados.

