A redução das tarifas de embarque dos voos nacionais e internacionais em pelo menos seis terminais aeroportuários no país, foi anunciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que viabiliza a Lei do Voo Simples, sancionada em junho de 2022 e extingue as contribuições das concessionárias de aeroportos ao Fundo Nacional de Aviação Civil. No entanto, o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves tem uma das maiores tarifas se comparado a outros terminais como o do Galeão, no Rio de Janeiro, Guarulhos e Viracopos em São Paulo, de Confins, em Minas Gerais, e de Brasília. Com as novas tarifas, os valores atualizados passarão a valer em 2023. A redução dos custos é de 26% para os aeroportos citados, exceto para São Gonçalo do Amarante, que teve uma redução de 18%. Os voos com valores atualizados de tarifa doméstica são de R$ 34,62 e internacional de R$ 61,30. Procurada pela reportagem do Diário do RN, a empresa administradora do terminal informou que só a ANAC poderia falar sobre os valores.
Michelle Pereira, presidente da Agência Brasileira de Viagens no RN (ABAV-RN) comenta que “Infelizmente não é possível dizer exatamente o que causa essa diferença de preço nas tarifas. Porém, a baixa oferta de voos pode estar atrelada a esse fator.”
O agente de viagens John Silva afirma que essa não é uma preocupação já que o valor da taxa de embarque não reflete na procura por viagens. “A taxação de embarque é algo imposto pelo aeroporto, a agência de turismo não é comissionada em cima dessas taxas.”
A presidente da ABAV-RN acrescenta inclusive que essa é uma demanda crescente e as agências estão prontas para suprir a demanda do mercado. “Atualmente está tendo uma demanda muito grande nacional e internacional, e nós das agências, temos como realizar o sonho de qualquer cliente de acordo com suas necessidades, pois as agências estão aptas a programar os melhores roteiros e sugerir os melhores preços”.
Para Anderson Geová, 24, geógrafo, viajar não é um artigo de luxo, porém demanda organização e planejamento. “Como viajante experiente acredito que há várias formas de se economizar, a primeira delas é ter planejamento, planejar sua viagem com muita antecedência, ser flexível e comparar preços entre empresas”, relata.
RELICITAÇÃO PARA ADMINISTRAÇÃO DO AEROPORTO
O Aeroporto Internacional Aluízio Alves foi inaugurado em 2014, sendo o primeiro a ser concedido à iniciativa privada em rodadas de concessões. A empresa Inframerica foi a vencedora da licitação com um prazo de 28 anos de concessão. No entanto, alegando a crise econômica do país e o baixo tráfego de passageiros, a Inframerica buscou a relicitação da concessão. O término do contrato atual foi solicitado pela Concessionária do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante S/A e acatada pelo Governo Federal, por meio do Decreto nº 10.472, de 24 de agosto de 2020. Porém, até o momento e quase há 3 anos, a relicitação do aeroporto ainda segue sem previsão. Enquanto isso, a Inframerica ainda administra o aeroporto.