O POSTE MIJANDO NO CACHORRO
A imoralidade escancarada se demonstra até na tentativa de ser moral. Esse é o pensamento que reflete bem o “Pacote da Democracia” proposto por, nada mais, nada menos, que Renan Calheiros. Sim. Ele mesmo. O moralista, que foi réu no âmbito da Lava Jato e chegou a ser réu em outra ocasião, em 2016, quando o STF acolheu denúncia por peculato em um inquérito que ficou conhecido como “Renangate”. O senador foi acusado de receber ajuda financeira de lobistas ligados a construtoras, que teriam pago despesas pessoais, como o aluguel de um apartamento e a pensão alimentícia de uma filha com a jornalista mineira Mônica Veloso. Esse é o propositor do projeto que quer criminalizar quem se opõe à “democracia” do STF.
MUITA CALMA
O mesmo Alexandre de Moraes que demonstrou agilidade na análise de petições, também está bem acelerado para diplomar o presidente eleito em 2022, Luiz Inácio. Como de praxe, acatou mais um pedido do PT e marcou a data da diplomação presidencial para o dia 12 de dezembro. Agilidade e prontidão no atendimento são marcas dessa gestão no TSE.
NESSA HORA
Mesmo com tanta pressa, o ato de diplomação de Lula não é carta branca para que ele suba a rampa e receba a faixa presidencial. Existem alguns pormenores bem ocultados pela grande imprensa. Um deles é o prazo para impugnação da própria diplomação eletiva. São de até 15 dias após o ato. Até lá, os ponteiros de milhões de brasileiros registram cada segundo decorrido.
O MELHOR REMÉDIO
Após o registro de novos casos de Covid, o Partido Comunista Chinês (PCC) fez o que sabe de melhor: restringiu a liberdade dos cidadãos na China. Uma política autoritária que encarcerou milhares de pessoas e promove a extinção do direito de ir e vir. Ainda que tardia, a reação da população surpreendeu o Governo chinês. Milhares foram às ruas e se recusaram a cumprir mais medidas ditatoriais. A tirania sentiu o embate e já iniciou a revisão das medidas. Vão flexibilizar. Para curar os sintomas de um ditador, quer coisa melhor do que o povo unido e nas ruas?