GIRO PET
13 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Gentileza! E para ser gentil é necessário ter um olhar de empatia para com o outro e oferecer uma atenção especial.
O Giro Pet vai mostrar alguns tutores com seus pets em momentos alegres de pura gentileza!
História da minha vida com pet contada por Arnaldo de Andrade Júnior (in memorian)
O cão vive bem menos do que o dono. Quatro ou cinco vezes menos. Mas, qual a idade do cão? Fala-se que um ano para o cachorro representa sete anos do homem. Segundo especialistas, de certo modo, isto não deixa de ser verdade. Existe, porém, uma correspondência que varia de acordo com as fases da vida do animal. Ou seja, quanto mais novo for o cão, mais significativo é o tempo. À medida que vai envelhecendo, o tempo comparativamente ao do homem, tem um valor menor. Complicado de entender? Explica-se quando o cão tem um ano, multiplica-se sua idade por quinze para comparar com a do homem. A mesma conta não pode ser repetida no segundo ano. Isto é, ao completar dois anos, deve-se multiplicar por doze, representado 24 anos para o homem. Assim, quando o cachorro completar 5 anos a multiplicação agora será por sete. ou seja, corresponde, a 35 anos do homem. Se a idade é de dez anos, multiplica-se por 6 e ele teria 60 anos se fosse um homem. Já no 15° aniversário, ele terá 75 anos porque a multiplicação foi por cinco. No primeiro ano de vida, o cão se desenvolve quinze vezes mais rápido que um homem. Este é considerado o período de maior desenvolvimento do animal. A maioria das raças de grande porte continua crescendo, pelo menos, até os 18 meses de vida e alguns continuam até 24 meses de vida. A relação entre o homem e cão deve ser como casamento: na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na juventude e na velhice. É o mínimo que seu dono pode fazer para retribuir tanto companheirismo, fidelidade e atenção.
No caso da velhice, em especial, nada mais justo que enfrentar a idade avançada do cão ao seu lado, com o mesmo carinho e atenção. Como se sabe, os anos passam muito mais rápido para os caninos. Como a vida média desses animais é de 12 anos, pode-se dizer que, a partir dos 8, eles começam a envelhecer. Claro, essa tem sido a média porque existem animais que podem chegar aos 18 ou 20 anos. Nesses casos existem dois fatores envolvidos que justificam tal longevidade: A predisposição do organismo e os cuidados que o cão receberá quando começar a envelhecer.
Nessa fase, o dono precisa ficar atento e conhecer as doenças que podem acometer o cão. Desse modo, poderá preveni-las a tempo de o animal receber o tratamento adequado. Uma das doenças comuns é o “bico de papagaio” ou hérnia de disco, que ataca em forma de calcificações nas vértebras da coluna. Um dos sintomas aparece quando o animal começa a amansar e a ter dificuldade de pular e subir em locais não muito altos, como um simples sofá. Ou quando é apalpado na região da coluna e sente dor. O quadro pode progredir e o animal passa a ter falta de coordenação nos membros como cruzar as pernas traseiras ao andar; tem dificuldade para se levantar, urina e defeca em-qualquer lugar por causa da incontinência.
ME LEVA PRA CASA
Olá! Humanos!
Sou Magali e tenho aproximadamente 30 dias. Sou uma bebezinha muito carinhosa e charmosa, e aproveitando o Dia Mundial da Gentileza! Me leva para casa! Vou amar fazer parte da sua família! É só ligar e fazer a adoção responsável. (84) 99644-8103.
Informes Pet
GENTILEZA
Dia 13 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Gentileza! Quero homenagear todos os protetores e cuidadores de animais, que todos os dias contribuem recolhendo das ruas animais abandonados, maltratados e muitas vezes em situação deplorável. Que eles acolhem com muito amor, muitas vezes sem nem saber financeiramente como fazer para cuidar do animal. Mas, mesmo assim acolhem fazendo um ato de amor e gentileza. Que o mundo tenha mais pessoas gentis como essas!
FIV E FELV
A doença FIV (Imunodeficiência felina ou AIDS felina) é causada pelo vírus que compromete o sistema imune do gato de forma semelhante com o que o vírus HIV faz em seres humanos. O vírus pode ser transmitido de um felino para outro durante o parto, na amamentação, no acasalamento, em brigas e pelo contato com sangue e urina do animal.
A doença FELV (leucemia felina) também é causada por um vírus que pode ser transmitido por meio de secreções como saliva, fezes, leite e urina de gatos infectados. No caso do felino ser positivo para FIV ou FELV permanece com a imunidade baixa e fica mais suscetível a doenças oportunistas e corre o risco de desenvolver tumores. Lembrando que a FIV e a FELV não atingem os humanos, mas para os felinos podem ser fatais.
CUIDADOS NO CALOR
Nesse período de calor intenso e temperatura elevada é importante redobrar os cuidados com o seu animal de estimação. E aqui vão alguns lembretes para o bem-estar do seu pet. * Água no sol, fica quente e faz mal. * Casinha no sol, vira forno. * animal preso no sol ou em local que pega bastante sol, é tortura. * Corrente no sol, vira ferro quente e queima. * Passear em horários quentes, queima as patinhas. * vestir roupinhas nesse calor, é bem desconfortável para o seu amigo pet.