ABRE O JOGO, BOLSONARO
Engana-se quem limita o perfil do presidente Bolsonaro aos discursos explosivos e o tom elevado em discussões. Jair serviu ao exército. Na caserna, aprendeu a usar a estratégia e a paciência para o momento exato. Como um jogador de xadrez, pacientemente silencioso, move cada peça no seu devido tempo. Por isso ele é diferente dos políticos convencionais. Em mais de 30 anos na política, não perdeu o aprendizado adquirido usando a farda verde oliva. Usa o silêncio a seu favor para confundir os oponentes. Pode ser que haja uma carta na manga. O TSE torce que não. Bolsonaro, não abra o jogo. Execute a jogada.
CENSURA TERCEIRIZADA
Não satisfeito em promover a inconstitucional censura, o TSE contratou uma empresa para monitorar, regular e ajudar no cerceamento da liberdade de expressão nas redes sociais. Em setembro, no pregão eletrônico 29-2022, o Tribunal contratou a empresa Partners Comunicação Integrada para monitorar 24 horas a opinião dos brasileiros. É o dinheiro público sendo usado para bancar ferramentas de vigilância. Xandaquistão é aqui.
LIBERA GERAL
Durante uma palestra do Esfera Brasil, o ministro Lewandowski se mostrou muito preocupado com a segurança pública do Brasil. Ele propôs uma redução do número de presos. Como? Soltando-os. “Temos que caminhar num sentido de um desencarceramento. Nós temos hoje no Brasil cerca de 800 mil vivendo em condições desumanas”, disse o togado. Eu tenho outra alternativa: é só não roubar, não matar e não estuprar que eles não vão para lá.
2026 JÁ COMEÇOU
O senador Styvenson Valentin surpreendeu o Rio Grande do Norte, ao anunciar que já é pré-candidato ao Governo do Estado no próximo pleito. Para surpreender mais ainda, ele declarou que fará uso das mesmas armas eleitorais que os seus concorrentes usaram na disputa de 2022. O senador afirmou que usará os fundos eleitoral e partidário. Justiça seja feita. A sensatez, finalmente, adentrou nos projetos políticos de Styvenson. Não dá para disputar uma batalha usando estilingue, enquanto seus oponentes utilizam fuzis e tanques. Não é ilegal. Faz parte do jogo. Assim tem que ser.