ALMA DE FESTIVAL
O mundo dos festivais gastronômicos é deliciosamente instigante. Festivais reforçam a tradição, ao mesmo tempo que abrem portas para a inovação. É fascinante ver num mesmo prato o uso de ingredientes impregnados de identidade e cultura, a aplicação de técnicas clássicas e punhados de ousadia na exploração de novas combinações, às vezes na reinvenção da técnica, ou até num empratamento inesperado. Minha alma de festival acha lindo ver o novo surgir sem perder a essência.
QUEIJO QUENTE NA PRAÇA
No último final de semana, o 1º Festival Gastronômico de Caicó movimentou a região atraindo uma multidão para a Praça da Catedral. Um dos stands mais visitados foi o da queijeira Dona Gertrudes, com a produção de queijo quente. Em dois dias, foram mais de 75 kg de queijo da melhor qualidade produzido e distribuído em praça pública.
PRESENÇA ILUSTRE
Ainda no stand da queijeira, na noite de sábado, chamou atenção a presença de ninguém menos que a própria Dona Gertrudes, um dos nomes mais famosos do Seridó, graças ao sucesso de sua produção de queijos. Aos 77 anos, ela acompanhava de perto a produção e conversava com os visitantes.
ALTO NÍVEL
A primeira edição do Festival Gastronômico de Caicó deixou sua marca com um evento bem organizado, promoção de bons debates e, principalmente, pela qualidade das produções tanto no Concurso de Receitas apresentadas, ao vivo, na Cozinha Show, quanto no Circuito de Restaurantes. Nos dois casos, a regra era utilizar carne de sol, queijo de Caicó e um terceiro ingrediente regional.
PETIT GATEAU DA TERRA
Os ingredientes obrigatórios para as receitas participantes do Festival Caicó eram os mesmos para as três categorias: entrada/petisco, prato principal e sobremesa. Entre as muitas criações incríveis, destaco a sobremesa campeã do Circuito de Restaurantes: o Petit Gateau da Terra, da Dona Bela Doceria – petit gateau de goiabada, sorvete de queijo coalho e farofa de carne de sol com borra de manteiga. A definição de perfeição foi atualizada com sucesso!
NA PASSARELA
A Lustosa Chocolates desembarcou nesta quarta-feira (08) na São Paulo Fashion Week. A marca, genuinamente potiguar, chega ao maior evento de moda do Brasil – e mais importante da América Latina – em uma parceria com a também potiguar Moda Depedro. O casamento perfeito entre moda e gastronomia para celebrar a autenticidade do Nordeste brasileiro e suas tradições.
NA PASSARELA II
Para a estreia em solo paulistano, Mariana Lustosa preparou um menu autoral de sabores únicos que descreve “com o espírito do Nordeste”: canjica de milho, castanha de caju e tapioca com coco. Este último, lançado esta semana, inspirado na tradição gastronômica do mercado da Redinha.
NA PASSARELA III
Mariana era só sorriso nos bastidores da SPFW, por onde circulou deixando sua linha exclusiva de chocolates nas mãos de gente badalada como a apresentadora Gabriela Prioli, o professor Leandro Karnal e os atores Samuel de Assis e Ricardo Tozzi.