Por Pedro Lúcio
Apesar de ser uma das principais postulantes à Copa do Mundo, a Argentina não apresentou o futebol que esperava e perdeu por 2 a 1, de virada, para a Arábia Saudita no Lusail Stadium, em Lusail, no Catar.
A seleção de Scaloni começou bem e abriu o placar logo aos 9 minutos com Messi,de pênalti. Além disso, Lautaro Martínez teve dois gols bem anulados por impedimento. Contudo, a partir daí o jogo mudou. A Argentina sentou no resultado, exagerou no toque de bola no meio do campo, pouco criando. As poucas tentativas mais agudas eram nas bolas longas, que sempre encontravam uma defesa bem postada do time saudita para por os atacantes argentinos em condição de impedimento.
No segundo tempo o jogo foi outro, a Arábia Saudita começou com muita intensidade, acuando o time do Messi e, com dois gols em pouco mais de 5 minutos, virou o jogo. Os gols foram de Al-Sheri, aos 3 min, Salem Al-Dawsari, aos 8 min. Depois disso, a Argentina se jogou ao ataque, mas falhou na pontaria e, quando acertou o alvo, contou com o goleiro Al-Owais inspirado.
Desde a última derrota da Argentina, ocorrida 2 de julho de 2019, contra o Brasil pelo placar de 2 a 0, nas semifinais da Copa América, no estádio do Maracanã, o time do Scaloni vinha mostrando bons desempenhos e vitórias contundentes, como a contra a Itália pela Finalíssima (torneio que põe frente a frente os campeões de Copa América e Eurocopa). Contudo, nada disso foi suficiente diante do bem organizado time saudita. , foi muito toque de bola no meio do campo, algumas bolas longas e pouca construção de jogadas.
Apesar da óbvia diferença técnica entre os selecionados, a seleção treinada pelo francês Hervé Renard não fez feio esteve bem postada em campo, tentando reduzir os espaços, formando duas linhas de quatro no campo de defesa quando não estava com a posse da bola, e o camisa 8, Al Malki flutuava de acordo com a necessidade entre as linhas.
Mais um destaque da partida, e que não pode deixar de ser mencionado, é a péssima arbitragem do esloveno Slavko Vincic. Tudo que coube a ele para favorecer a Argentina, ele fez. Inverteu faltas, dando amarelo para quem sofreu a falta, não parando um ataque argentino, mesmo com choque sofrido pelo Al-Shahrani dentro da área, deu mais de 10 minutos de acréscimo, o famoso “até empatar”, além de outras amenidades que não precisam ser mencionadas.
As outras seleções do Grupo C, México e Polônia, se enfrentam no Stadium 974, em Doha, ainda nesta terça-feira (22), às 13h (de Brasília). Na segunda rodada, a Arábia Saudita enfrenta o time de Lewandowski e a Argentina vai enfrentar o México. Os confrontos estão marcados para o próximo sábado (26), às 10h e 16h respectivamente.
Ficha técnica
Argentina 1 X 2 Arábia Saudita
Competição: 1ª rodada do Grupo C da Copa do Mundo de 2022
Local: Lusail Stadium, em Lusail, no Catar
Data e hora: 22 de novembro de 2022, às 7h (de Brasília)
Árbitro: Slavko Vincic (Eslovênia) Assistentes: Tomaz Klancnik (Eslovênia) e Andraz Kovacic (Eslovênia)
Cartões amarelos: Al-Malki (ARA), Al-Bulayhi (ARA), Al-Dawsari (ARA), Abdulhamid (ARA), Al-Abid (ARA),
Gols: no primeiro tempo, Messi (ARG), aos 9 min, no segundo tempo Al-Sheri (ARA), aos 3 min, Salem Al-Dawsari (ARA), aos 8 min.
Argentina: Emiliano Martínez, Molin, Cristian Romero (Lisandro Martínez), Otamendi, Tagliafico (Acuña), De Paul, Paredes (Enzo Fernández), Papu Gómez (Julián Álvarez), Di María, Messi e Lautaro Martínez. Técnico: Lionel Scaloni
Arábia Saudita: Al-Owais, Abdulhamid, Al-Tambakti, Al-Bulayhi, Al-Shahrani (Al-Burayk), Kanno, Al-Malki, Al-Faraj (Al-Abid) (Al-Amri), Al-Shehri (Al-Ghanam), Salem Al-Dawsari e Al-Brikan (Asiri). Técnico: Hervé Renard.