Tenho a opinião de que uma boa liderança não é formada por títulos, cargos ou hierarquias. Para mim, o verdadeiro líder é aquele que tem a capacidade de, por suas atitudes, influenciar a vida de outras pessoas, utilizando a capacidade de comunicação e os diversos aspectos que podem impulsionar a formação de uma boa liderança.
ATRIBUTOS DO LÍDER
Entretanto, para que essa comunicação ocorra de forma eficiente, é necessário pensar qual será o principal atributo de um líder nos dias atuais, pois vivemos em constantes mudanças e, com isso, espera-se que esse papel seja exercido por uma pessoa que questione, demonstre produtividade e engajamento com os diversos desafios apresentados. Se fôssemos escolher, em uma palavra, um atributo que faz uma pessoa ser líder no mundo de hoje, seria CORAGEM.
COMUNICAÇÃO EFICIENTE
Podemos pensar que, ao desenvolver uma ótima capacidade de se comunicar, aliada uma postura de coragem nas decisões, estruturamos uma liderança eficiente e eficaz. Então, quais seriam as características percebidas como comunicação eficiente de uma liderança? Como essa comunicação deve ser? Vamos a elas:
- Determinada: mesmo que não tenha informações suficientes, toma decisões e imprime esse traço em seus liderados;
- Contagiante: mediante uma atitude de transparência e firmeza, pode influenciar a atuação de toda a equipe;
- Carismática: inspira confiança por ter uma visão estratégica, possibilita que as pessoas percebam seu valor na empresa, se desenvolvam, e proporciona que elas brilhem;
- Emocionalmente equilibrada: para transmitir uma mensagem eficientemente, é necessário reconhecer e saber lidar com as próprias emoções, mantendo, assim, um bom relacionamento, sendo uma influência positiva;
- Cuidadosa: antes de agir, deve-se escutar as pessoas, analisar e observar, para agir com coragem, mas sem precipitações, conduzindo ações que promovam melhorias constantes.
CONTADOR DE HISTÓRIAS
É preciso lembrar que um bom líder deve ser também um bom contador de histórias, que facilita, com certa leveza, a compreensão de muitos conceitos e valores, inspirando e ensinando a buscar o melhor de cada um.
FACILITADOR
Um facilitador, na gestão de pessoas, é responsável por estimular o comprometimento do grupo com a empresa, ao levá-lo à integração, proporcionando uma boa comunicação entre todos.
Um bom líder, assim como um bom professor, será uma pessoa importante na vida de muitas pessoas, pois pode fazer a diferença no desenvolvimento pessoal, assim como na empresa e na sociedade.