Dirigentes, técnicos, ex-atletas e pesquisadores estão confiantes na conquista da Copa do Mundo pela Seleção Brasileira
Faltando três dias para a Copa do Mundo do Catar, o Diário do RN foi ouvir as opiniões e os palpites dos futebolistas norte-rio-grandenses sobre as seleções favoritas ao título. Os entrevistados foram unânimes na conquista do hexa pelo Brasil, mas também alertaram da possibilidade de seleções tradicionais como Argentina, França, Inglaterra e Alemanha atrapalharem o sonho brasileiro.
O presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, acredita que o Brasil está habilitado ao hexa por conta das conquistas da seleção e dos clubes na América do Sul. “Continuo acreditando no futebol brasileiro. Com todas as conquistas em nosso continente pela seleção nacional e também pelos clubes, estamos sim habilitados para a conquista do mundial. Lembrando é claro das tradicionais seleções da Argentina, Alemanha e da França como fortes adversárias do Brasil”, disse o dirigente.
Para o pesquisador Marcos Trindade, a tradição e o clima no Catar favorecem a seleção. “Esperava Gabigol e Firmino na relação. Não contava com as presenças de Martinelli e Dani Alves. O técnico Tite, sempre dizia, quando havia troca de treinador na Seleção, que ele se preparava muito e não tinha chance. Agora, ele fez o mesmo com os jogadores. No entanto, tem um detalhe que se deve levar em consideração para o Brasil trazer o hexa: o local do evento pode favorecer, o clima, a adaptação e claro a tradição da Canarinho. Aposto que o Brasil será campeão”, cravou o pesquisador.
O ex-zagueiro e agora técnico Carlos Mota está confiante no poder ofensivo da seleção e faz um alerta para com o time da Inglaterra. “O Brasil do meio para a frente é muito forte, temos um grande poder ofensivo e acredito no hexa. Mas não será fácil, Argentina, Alemanha e França estão bem preparadas e destaco ainda a Inglaterra, uma seleção perigosa, pois dos 26 jogadores convocados, 25 estavam jogando a concorrida Premier League”, comentou.
Francisco de Assis Diá e Didi Duarte confiam no trabalho do técnico Tite
O Diário do RN também escutou os treinadores Francisco de Assis Diá e Didi Duarte e os dois são unânimes quando o assunto é plantel e filosofia de trabalho do técnico Tite.”A seleção brasileira tem um elenco muito forte e muito qualificado com bons jogadores, acho que poderia ter levado mais homens de meio-campo como o Scarpa, do Palmeiras, mas o restante está muito bem servido de jogadores em todas as funções, Tite vem fazendo um bom trabalho e está com um grupo muito bom, transformando o Brasil numa das seleções favoritas ao título”, disse Diá.
Para Didi Duarte, Tite conseguiu trazer para o Brasil o futebol coletivo. “Estou gostando muito de ver o Brasil jogar, Tite tem várias alternativas de jogadores e acertou a equipe de um jeito que todos marcam, hoje nós vemos Neymar voltando para ajudar na marcação e isso é um sinal de coletividade, de que há união no grupo, com participação intensa dos atletas, e que todos estão focados na busca pelo hexa”, explicou Didi.
Para encerrar o assunto sobre Copa do Mundo, Diá alertou para a força dos adversários da Alemanha, Argentina e Holanda. “A base do time da Alemanha é do Bayern de Munique, a Argentina evoluiu muito com o técnico Scaloni e a Holanda fez uma excelente campanha nas eliminatórias da Europa”, destacou Diá.