Os professores da rede municipal de Natal paralisaram as atividades na manhã desta quarta-feira (4). A parada é contra o Projeto de Lei Complementar que cria um novo plano de carreira para a categoria e está prevista para acontecer até a próxima terça-feira (10). O PL foi enviado em regime de urgência à Camara Municipal.
De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN), o projeto de lei cria uma carreira com jornada de 30 horas na rede municipal de ensino e prevê a extinção das carreiras atualmente vigentes, com jornadas de 20 horas.
O Sinte alega que o projeto de lei foi “elaborado de forma autoritária pela Prefeitura, sem qualquer diálogo com a comunidade escolar”.
“A proposta que cria um novo plano de carreira prejudica a categoria e consequentemente a qualidade do ensino, pois aumenta a carga horária dos professores, diminui o valor da hora/aula, retira direitos garantidos nos planos de carreira atuais e extingue os mesmos”, disse Thelma Farias, diretora de comunicação do Sinte RN.
A paralisação foi deliberada em assembleia realizada na manhã de segunda-feira (2). Nos sete dias de parada, a categoria vai reivindicar que o PL seja retirado da pauta do legislativo municipal.

