O ex-senador potiguar e atual presidente da Petrobras, Jean Paul Prates participou, na noite desta segunda-feira (2), do programa Roda Viva. Na ocasião, o chefe da estatal comentou o aniversário de 70 anos da empresa, celebrado nesta terça-feira (3).
Durante o programa, Jean Paul abordou a relação da Petrobras com empresas do exterior, os reajustes no preço da gasolina, a transição energética e corrupção na estatal, dentre outros assuntos.
Nas redes sociais o ex-senador expressou o sentimento de realização por ter participado do programa. “Momento histórico! Grande orgulho de poder ter sido entrevistado no Roda Viva sobre os 70 anos da Petrobras!”, comentou.
Além disso, ele recebeu o reconhecimento de vários brasileiros e admiradores que parabenizaram pela entrevista e pelo serviço que ele vem desenvolvendo na empresa. “Parabéns presidente, muito seguro e espontâneo, e não fugindo as perguntas e apertos da competente bancada de jornalistas. Marcou vários gols de Placa do seu Botafogo”, afirmou coordenador Seplan da região metropolitana de Natal, Ricardo Valério.
Ao logo dos anos a Petrobras ganhou destaque mundial pelos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, que possibilitaram a descoberta e exploração de recursos na camada do pré-sal no Brasil. No entanto, a história da estatal também ficou marcada por grandes escândalos de corrupção, como os revelados na Operação Lava Jato
Neste ano, a Petrobras fez um pedido ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para prospectar petróleo perto da foz do Rio Amazonas, o que causou tensão dentro do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), especialmente entre os ministérios do Meio Ambiente e o de Minas e Energia.

