A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM CORPORAL
Ao entrar em um evento ou reunião, uma pessoa causa boa impressão e empatia ou repele qualquer sentimento positivo, causando prevenção imediata.
O modo de olhar, ficar em pé, andar e sentar revele muito de sua personalidade e de seu profissionalismo. A primeira impressão marca; por isso ela é tão importante, e, se por alguma razão a mensagem não for verdadeira, não será fácil revertê-la. Vale a pena ficar atento à postura e à linguagem corporal que ela manifesta, ainda que inconscientemente.
A linguagem corporal que cada um expressa deve ser percebida, analisada e então aprimorada de forma que transmita aquilo que se é. Essa linguagem revela quem exatamente somos. Portanto, para ser convincente e preciso ser natural. No nível da consciência, é possível perceber o que pode ser desenvolvido na personalidade. A linguagem corporal atrai ou afasta o outro. A postura projeta respeito, medo, insegurança ou poder.
Estudos revelam muito sobre a linguagem corporal. Ela pode ser usada em situações específicas, como em uma conferência, em reuniões de motivação, liderança ou negociação. Pela postura, podemos deixar as pessoas confortáveis ou constrangidas, e também podemos manifestar poder, além de relaxar! Porém, é preciso cuidado para não generalizar o gestual das pessoas.
Uma palavra importante nesse tema é sensibilidade. Sensibilidade de observar as pequenas mensagens enviadas pelo outro. Tudo isso é muito sútil e não deve ser desconsiderado, nem levado ao exagero. Aqueles que trabalham próximos a públicos diversos, como profissionais de vendas, de atendimento de balcão ou ainda palestrantes, etc. podem estudar o assunto de forma mais aprofundada.
Essa abordagem tem como objetivo de desenvolver a sensibilidade das pessoas ao olhar o outro. Esse olhar não deve ser simplista ao interpretar gestos e expressões; os braços cruzados, por exemplo, podem revelar timidez em certas situações, mas também podem revelar uma dor de estômago em outras.
Um conjunto de sinais é revelador, uma vez que projeta a mensagem verbal ou silenciosa, o olhar, o corpo como um todo, o andar, o toque, etc. em contexto específico.