“Extremamente irresponsável. O Dnit vai entrar com ação por falsidade ideológica”, declarou o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura no Rio Grande do Norte (Dnit/RN), Getúlio Batista, ao confirmar que processará o secretário municipal de Meio Ambiente de Natal, Thiago Mesquita, que sugeriu que a obra de restauração da Ponte de Igapó seria irregular por falta de licenciamento ambiental. As falas de ambos ocorreram durante entrevistas à 98 FM Natal.
Getúlio Batista afirma que vai processar Thiago Mesquita por fake news após este sugerir que restauração da Ponte de Igapó é irregularSegundo o secretário, o órgão federal deveria ter requisitado o licenciamento ambiental ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), devido a estrutura estar localizada entre os municípios de Natal e São Gonçalo do Amarante. Ele disse ainda que o Idema deveria ter o mesmo cuidado com a restauração da ponte, que será feita pelo Dnit, assim como está tendo em relação à obra de engorda da praia de Ponta Negra.
“Não houve pedido de licenciamento. Seria uma obra irregular. Espero que o Idema tome as atitudes, porque ali envolve milhares de pessoas que vão e vêm. Deveria ter sido feita apresentação do projeto, cronograma e estudo ambiental, porque envolve sistemas de fragilidade, estuário do Potengi e sistema de mangueais. Todo cuidado tem que ter, como está tendo na engorda de Ponta Negra”, disse Mesquita.
Logo após as declarações do secretário municipal, o Dnit informou que apresentou uma licença expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que emite licenças nos casos de obras em rodovias federais próximos a áreas preservadas.
Em resposta à Thiago Mesquita, Getúlio Batista foi enfático ao afirmar que, para uma intervenção desta natureza não é necessária licença do Idema, mas do Ibama. E o criticou por opinar sobre uma obra executada por outro órgão que não o dele. “Pelo amor de Deus, ele não saber disso? É um Proarte, a gente precisa da liberação do Ibama. E ontem o superintendente do Ibama concedeu uma entrevista dizendo que está tudo O.K.”, rebateu.
PONTE APRESENTA RISCO QUASE EMERGENCIAL
Getúlio Batista disse que a ponte está na classificação de risco 2 – em uma escala de 4 a 1, na qual quanto menor o número, maior o grau de comprometimento da estrutura, conforme informações do Portal da 98. “Para quem não sabe, existem graus de risco. Estamos no 2. Se chegasse no 1, eu ia ter que abrir uma emergencial. É decrescente (a escala). Hoje é 2”, explicou.
O superintendente afirmou que a ponte está muito deteriorada e que, se qualquer pessoa olhar como está a estrutura por baixo, “se arrepia e diz que não vai passar mais lá, por cima daquela ponte”. A estrutura está interditada no sentido da Zona Norte para o Centro, para a primeira etapa das obras de restauração, desde esta terça-feira (12). O sentido oposto está funcionando como mão dupla.

