As jornalistas Lídia Pace e Cláudia Angélica estreiam, nesta quarta-feira (23), a partir das 20 horas, o mais novo podcast chamado de Dualize. O projeto é a concretização de um sonho de duas grandes referências do jornalismo potiguar e terá novos episódios semanalmente, com temas variados, acontecimentos do dia a dia e convidados especiais. Para a estreia, a dupla traz ninguém menos que a rainha do forró Eliane.
O projeto foi idealizado há mais de um ano e agora vai ganhando forma. Lídia Pace relembra essa vontade comum entre as amigas e o momento de fazer diferente do que já vivenciam em suas rotinas: “A gente começou a ter as primeiras conversas sobre o podcast/videocast, há um ano e meio, mais ou menos. Era uma vontade que as duas tinham e que a gente resolveu colocar em prática. Nós entramos na faculdade juntas, trabalhamos juntas em emissoras de TV aqui de Natal e somos muito amigas. Era algo, um projeto nosso, onde a gente pudesse imprimir o nosso jeito de ser, a nossa forma de falar”.
Cláudia rememora os contratempos que passaram nesse processo de criação do projeto e como as coisas fluíram com celeridade para acontecer: “Tivemos alguns contratempos dela e meus também, acabamos deixando o projeto parado por alguns meses. Aí, quando foi agora, do mês passado para cá, a gente retomou porque já tinha muita coisa adiantada. Quando retomamos foi de uma vez, já tinha logomarcas, local direcionado para gravação, só fizemos as fotos e aí colocamos, divulgamos que ia acontecer e foi uma recepção incrível”.
A amizade que na maioria das vezes era vista pelo público apenas em eventos despertou a empolgação: “As pessoas se empolgaram muito, foi muito legal, porque eu acho que as pessoas se empolgaram com a amizade das duas e de transformar a amizade em algo jornalístico que elas ainda não viram. Um projeto jornalístico que tivesse a ver com as duas, as pessoas não viram e ficaram muito curiosas, foi muito bem recepcionada, as pessoas empolgadas, a gente ficou muito feliz com a repercussão, nem foi ao ar o primeiro e está todo mundo assim muito contente com a ideia”, afirmou Cláudia.
Cláudia enfatiza que o projeto surge sem amarras: “Não queremos um programa com um nicho específico, nenhuma pauta fechada, queremos ter possibilidades. O grande desafio sempre foi trazer à tona as conversas que a gente nunca conseguiu ter na vida de repórter de televisão, que as sonoras eram engessadas, era tudo feito para caber dentro da matéria. E o que não cabia dentro da matéria, a gente sempre teve muita pena de desperdiçar”.
Lídia reforça que o projeto prezará pela liberdade e o diálogo aberto com os entrevistados: “A gente quer que as pessoas possam se soltar, possam falar abertamente sobre temas da atualidade, sobre a vida, sobre medos, receios, sobre as conclusões. Conquistas, mas tudo isso de uma forma muito simples, entendeu, muito direta, muito bate-papo mesmo. Então a gente vai chamar aí pessoas dos mais diversos segmentos para estar conversando com a gente semanalmente e acredito que vai ser muito bacana”.
A jornalista reforça ainda que o canal será uma oportunidade para que apresentem outros conteúdos que muitas vezes são restritos em outros veículos: “Queremos ouvir também o que essas pessoas têm a dizer e que muitas vezes não conseguem nessas entrevistas mais convencionais, a rádio, TV, em jornal, que fica ali muito focado no assunto que se tem para debater naquele momento. Então, é a oportunidade de elas estarem se mostrando de uma outra forma. Não só nesse viés, por exemplo, do profissional, mas da pessoa, do que aconteceu até ela chegar ali, de como ela se sentiu naquele determinado momento, onde ela possa realmente se abrir e ficar muito à vontade nessa conversa com a gente”.
Cláudia Angélica
Formada no curso de Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, iniciou sua carreira na TV tropical onde atuou por quatro anos, em seguida trabalhou na TV Ponta Negra por 13 anos, depois na InterTV por quase dois anos. Em todas as emissoras atuou como repórter de diversas editorias e chegou a ser apresentadora no período que esteve na TV Ponta Negra. Atualmente está na TV Assembleia.
Lídia Pace
Concluiu Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mas inicialmente pensou em cursar Publicidade em uma universidade particular. Só no decorrer da graduação de jornalismo que descobriu seu amor pela profissão. A primeira experiência foi na TVU foi o despertar para a prática do jornalismo. Com passagens pela InterTV, atualmente é apresentadora da TV Ponta Negra. O maior marco de sua trajetória profissional foi o convite para participar do rodízio de apresentadores do Jornal Nacional, em 2019.

