PÃO DE QUEIJO × PÃO DELÍCIA
Chegamos em Natal em janeiro de 1994. Por maior que fosse nossa familiaridade, um mundo novo de gostos, costumes e tradições. Lembro bem do dia que alguém foi buscar uns pães de queijo e tamanha foi minha decepção ao descobrir que não estavam tratando da iguaria mineira a qual eu estava acostumada, mas sim de um pão fofinho, onde por cima se jogava o queijo ralado. Logo aprendi que esse era o “pão de queijo tradicional” em solo potiguar, muito popular em qualquer tipo de evento e também nas lanchonetes. Mais de duas décadas depois, já na faculdade de gastronomia, aprendi que na verdade esse é o pão delícia, uma iguaria de origem baiana, muito comum em Salvador, que na massa nem queijo leva. Os dois me agradam bastante, mas hoje a coluna dedica espaço ao tradicional pão de queijo lá das bandas de Minas Gerais, especialmente comemorado neste 17 de agosto.
NO TOPO
Esse ano, o pão de queijo foi considerado a terceira melhor receita de quitute típico de café da manhã do mundo, a frente do croissant francês, segundo a enciclopédia gastronômica TasteAtlas.
ORIGEM E POPULARIZAÇÃO
Existem muitas histórias sobre a origem do pão de queijo, mas uma coisa elas têm em comum: ele nasceu em Minas Gerais, da junção de leite, ovos, polvilho e (claro!) queijo. A iguaria ganhou o Brasil a partir da década de 1950, justamente quando o país tinha como presidente o mineiro Juscelino Kubitschek.
RECEITAS VARIADAS
Assim como a origem é incerta, também não existe receita padrão quando o assunto é pão de queijo. Além da variação nas quantidades, também existem tipos diferentes de polvilho. O tipo “azedo” deixa a casquinha mais crocante e oco no meio. O polvilho “doce” garante uma massa mais elástica. Não sei vocês, mas eu amo o que estiver disponível!
COMBINAÇÕES
Pão de queijo com requeijão, catupiry, doce de leite, goiabada… são tantos sabores para combinar com essa delícia. Mas preciso registrar aqui uma entrada do Restaurante Mipibu (@sigamipibu) que chama muito minha atenção pela criatividade e pelo sabor incrível: pão de queijo recheado com lombo de atum cru, creme azedo e caponata de uva. Se deu água na boca, peça o “Atum Pica Pau”.
TESTE DA FOLHA
Pode até parecer piada, mas é fato: recentemente, um júri formado por consumidores e um especialista da folha de São Paulo provou 10 marcas de pão de queijo congelado comercializados no país e contatou que, simplesmente, metade não tem gosto de queijo.
VAMU FAZÊ
Para quem gosta de pôr a mão na massa, segue uma receita que gosto bastante, misturando os dois tipos de polvilho e chegando a uma textura bastante equilibrada.
Ingredientes: 150ml de leite, 50gr de queijo parmesão, 125gr de queijo coalho, 150gr de polvilho doce, 150gr de polvilho azedo, 1 ovo, 40 ml de óleo, 1 colher de chá de sal.
Preparo
Misture o polvilho e o sal. Reserve. Em outra panela, coloque o leite e o óleo e leve ao fogo até ferver. Derrame sobre a mistura o polvilho para escaldar. Mexa com uma colher. Em seguida, com a mão, sove a massa até que fique bem úmida. Quando amornar, acrescente o ovo inteiro. Sove mais para homogeneizar. Acrescente os queijos ralados e sove até a massa ficar macia. Faça bolinhas e asse em forno pré-aquecido, a 180 graus, de 30 a 35 minutos até ficar dourado. Já deixo aqui o convite para você conferir essa e outras receitas deliciosas no instagram @vamucume