O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (15) que seu recém-formado “Conselho de Paz” apresentará um pacote humanitário e de reconstrução multibilionário para a Faixa de Gaza, juntamente com um importante compromisso internacional de segurança, em sua reunião inaugural em Washington, marcada para a quinta-feira (19).
“Em 19 de fevereiro de 2026, estarei novamente acompanhado por membros do Conselho de Paz no Instituto Donald J. Trump para a Paz, em Washington, D.C., onde anunciaremos que os Estados-membros prometeram mais de US$ 5 BILHÕES para os esforços humanitários e de reconstrução em Gaza e designaram milhares de pessoas para a Força Internacional de Estabilização e a Polícia Local para manter a segurança e a paz para os habitantes de Gaza”, escreveu Trump em uma publicação na Truth Social neste domingo.
O encontro marca a primeira reunião formal do “Conselho de Paz”, enquanto a organização multinacional encarregada de resolver conflitos globais enfrenta questionamentos persistentes sobre sua missão mais ampla.
Trump apresentou a iniciativa como um ponto de virada para o futuro de Gaza, ao mesmo tempo em que enfatizou uma condição firme direcionada ao Hamas.
“Muito importante, o Hamas deve cumprir seu compromisso com a Desmilitarização Total e Imediata. O Conselho da Paz provará ser o órgão internacional mais importante da história, e é uma honra para mim servir como seu presidente”, escreveu ele.
Os EUA enviaram convites para o evento de 19 de fevereiro no início deste mês. Está previsto que ele seja realizado no Instituto da Paz dos EUA, que Trump renomeou em sua homenagem.
*Com informações de CNN

