O Rio Grande do Norte terá um carnaval com ocorrência de chuvas em diversas regiões, segundo a previsão da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). As precipitações devem atingir tanto o litoral quanto o interior, incluindo polos tradicionais da folia como Caicó, Macau e Apodi.
Nos primeiros dias do carnaval, a tendência é de chuvas fracas em todo o estado, com maior concentração na faixa Leste, no Seridó e no Alto Oeste. Em Natal, há possibilidade de pancadas leves ao amanhecer e durante a noite.
De acordo com o meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot, o início do período festivo será marcado por precipitações de menor intensidade.
“O período de carnaval será com chuvas. No início do carnaval teremos chuvas fracas em todo o estado, principalmente aqui na faixa litorânea, região do Seridó e no Alto Oeste. Chuvas fracas que deverão acontecer durante a madrugada, início da manhã aqui no litoral e no interior do estado durante o período da tarde, início da noite”, afirmou.
Segundo ele, o cenário muda nos últimos dias da folia, com previsão de volumes mais elevados em áreas específicas do estado.
“Já no final do carnaval, entre segunda e terça, nós teremos chuvas mais fortes acontecendo na região Oeste e o Seridó. A dinâmica das chuvas será o início com pancadas fracas e, no final do carnaval, chuvas mais intensas, principalmente entre a terça e a quarta-feira”, explicou.
Bristot acrescentou que as regiões mais impactadas pelas precipitações mais fortes devem incluir a Chapada do Apodi, o Seridó, com destaque para Caicó e a região de Macau, onde ocorrem grandes eventos carnavalescos.

